/ Notícias / Transplantes de órgãos e tecidos é tema de disciplina na Medicina da UCPel
Transplantes de órgãos e tecidos é tema de disciplina na Medicina da UCPel
29.08.2012 | 11:29 | #medicina
Transplantes de órgãos e tecidos é tema de disciplina na Medicina da UCPel
Desde o dia 13 de agosto, alunos do terceiro ano de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) têm a oportunidade de cursar a disciplina optativa Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos. Nesta primeira turma, cujas aulas são ministradas pela professora Maristela Böhlke, 30 alunos estão matriculados. A UCPel é a segunda universidade no Rio Grande do Sul a oferecer uma disciplina abordando especificamente o assunto.

A ideia de disponibilizar a disciplina Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos surgiu de um diálogo entre o reitor da Universidade, médico José Carlos Bachettini Júnior, e o fundador e coordenador da Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (ADOTE), professor Francisco de Assis. “O doutor José Bachettini sempre foi um entusiasta da capacitação e credenciamento de nosso Hospital Universitário [São Francisco de Paula] para transplante de órgãos e um dos grandes responsáveis pelo credenciamento do Hospital para transplante renal, que ocorreu no ano passado”, destacou Maristela.

Entre os tópicos a serem abordados nas aulas estão o processo de doação, a perspectiva ética do assunto e os diversos transplantes que podem ser realizados – desde medula óssea e córneas até pele, por exemplo. “Todos os assuntos são ricos, com a peculiaridade do transplante de envolver tanto aspectos científicos, técnicos, quanto filosóficos e morais”, disse Maristela, ao comentar que, na última semana, estiveram na aula três pacientes transplantados – de rim, coração e fígado – que discutiram o assunto e responderam dúvidas dos alunos.

Para a professora o debate desse assunto na formação do profissional de Medicina é de extrema importância. “A doação e o transplante de órgãos envolve uma série de mitos e dúvidas que, muitas vezes, acabam por impor barreiras à doação. E sem doação não há transplante. Essas dúvidas existem para a população leiga e, muitas vezes, para os próprios profissionais de saúde, que, assim sendo, não conseguem esclarecer a população”, comentou. “Portanto, o processo de desmistificação e esclarecimento deve iniciar pelos próprios profissionais de saúde. Lembrando que o transplante de órgãos é o tratamento de escolha para falências orgânicas terminais e que muitos pacientes morrem na fila de espera por falta de doadores”.

Visita ilustre
Na próxima sexta-feira (31), os médicos nefrologistas Valter e Clotilde Garcia, que lecionam na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA), ministrarão aos alunos da UCPel a aula Indicações de Transplante e Situação Atual dos Transplantes no Brasil. Fundadores da disciplina de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos na FFFCMPA, a primeira instituição do estado a abordar o caso, eles coordenam a equipe que mais realiza transplantes renais no Rio Grande do Sul.