/ Notícias / Transplante renal dá nova vida a mulher de 69 anos
Transplante renal dá nova vida a mulher de 69 anos
08.12.2015 | 15:16 | #husfp
Transplante renal dá nova vida a mulher de 69 anos
Dona de um olhar vivaz, reflexo do bom-humor e do entusiasmo, Saara de Almeida Adam, 69 anos, é a mais recente transplantada do Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel). No dia 23 de novembro, uma segunda-feira, ela não foi pega de surpresa pela notícia de que receberia um rim. Afinal, sua fé a levava a estar preparada a cada dia para essa possibilidade - o cabelo estava arrumado, e as unhas, feitas.

Às 23h daquela noite, a paciente diz ido para a cirurgia sorrindo. "É preciso muita fé e muita coragem", disse, agradecendo, também, o apoio da equipe. "Fui muito bem atendida. Foi tudo maravilhoso", relatou.

Tratada há quase três anos por hemodiálise, Saara frequentava o Hospital para as sessões de quatro horas diárias três vezes na semana. "Às vezes, não era fácil", relembra. Cinco dias após o transplante, ela já estava em casa. Sua função renal está normal e ela retorna ao HUSFP uma vez por semana para monitorar sua progressão. "Fiquei 'novinha' de novo", comemora.

A paciente tornou-se uma referência no Hospital, por mostrar que a idade não é mais limitação para recuperar a qualidade de vida. "Cada vez mais idosos são tratados por diálise, em função do aumento da longevidade da população. Essas pessoas não devem abrir mão da possibilidade de receber um transplante renal", destacou a nefrologista Maristela Böhlke.

O filho Juarez Adam, 38 anos, acompanha de perto a luta da mãe que começou em 14 de dezembro de 2012, dia do seu próprio aniversário. "Nesse ano, vamos comemorar. Foi uma bênção muito grande", disse. O técnico em prótese dentária prontificou-se a doar um rim para a mãe, mas foi aconselhado a esperar uma doação, já que é filho único e precisava estar bem para cuidar de Saara. "Ela é um exemplo para nós. Sempre teve esse entusiasmo de querer dar a volta por cima e acreditou muito", afirmou.

O fim do ano de 2015 vai ser muito especial para a família - incluindo as netas de sete e três anos que celebram a melhora da avó. "Vida nova", declarou a animada Saara.

Equipe
Participaram da cirurgia os urologistas Daniel Vanti e Roberto Reinecken von Laer, o cirurgião vascular Diego Gressler, o residente em Cirurgia Pedro Jacottet e o anestesiologista Ricardo Bainy.

O HUSFP possui um Centro de Referência em Nefrologia e é o único hospital da região Sul do estado credenciado pelo Ministério da Saúde para a realização de transplantes renais.