/ Notícias / Trabalhos do Ensino Médio são apresentados no Salão Universitário
Trabalhos do Ensino Médio são apresentados no Salão Universitário
27.10.2017 | 11:30 | #comunidade #salao-universitario
Trabalhos do Ensino Médio são apresentados no Salão Universitário
Com o objetivo de possibilitar um espaço de discussão à comunidade acadêmica sobre ensino, pesquisa e extensão, o Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu estudantes do ensino médio para a segunda mostra de Iniciação Científica e Extensão. Três trabalhos, apresentados na quarta-feira (25), mostraram a diversidade e a qualidade dos temas pesquisados. Os títulos abordados foram: “Psicopatas: normais na aparência, perigosos nas atitudes”, “Desperdício Alimentar no Brasil: formas de reduzi-lo” e “Aplicação do filtro de Kalman estendido ao modelo convectivo de Lorenz para atenuação do efeito borboleta potencializado por observação ruidosa”.

Para os alunos que participaram da atividade, foi a primeira vez que suas pesquisas ganharam espaço fora do ambiente escolar. Com o título “Psicopata: normais na aparência, perigosos nas atitudes”, a estudante do terceiro ano do ensino médio do Colégio Franciscano Espírito Santo, Helena Moraes, avaliou a oportunidade como engrandecedora. “É muito bacana poder mostrar meu trabalho que tanto me dediquei e me empenhei. É gratificante a oportunidade que a UCPel oferece para que a gente cresça no âmbito acadêmico”, comenta a aluna de Bagé.

Helena elaborou sua pesquisa após analisar entrevistas e associar o conhecimento que foi adquirido através de uma revisão bibliográfica. “Com meu trabalho foi possível observar que a psicopatia é um transtorno de difícil diagnóstico e tratamento. Além disso, é válido ressaltar que o convívio direto com pessoas portadoras do transtorno pode ser complicado e árduo, uma vez que o indivíduo apresenta comportamentos manipuladores e desagradáveis”, conclui.

Nathália Brendler, também aluna do Colégio Francisco Espírito Santo, apresentou artigo sobre desperdício alimentar no Brasil. O estudo contabiliza a perda de 26,3 milhões de toneladas de recursos alimentícios animal e vegetal no Brasil, o que pode ser considerado desperdício e uma alternativa de combate à fome. “A relevância do estudo se dá por abranger muitos outros problemas atuais, como a exploração de recursos econômicos e naturais”, explica.

De acordo com Nathália, sua pesquisa saiu do papel devido o incentivo de sua orientadora, professora Maria Porcellis. “Participar do Salão Universitário foi uma experiência incrível. A aproximação com a Católica me fez ter a certeza de que a Instituição será minha nova casa assim que concluir o ensino médio”, ressalta.

Ao todo, o evento contará com a apresentação de mais de 300 trabalhos, divididos entre iniciação científica, pós-graduação, extensão, alunos do ensino fundamental e médio. Os melhores trabalhos serão premiados na sexta-feira (27), às 18h, no saguão do Campus I. Mais informações sobre o Salão Universitário estão disponíveis em salao.ucpel.edu.br.

Vestibular 2018

A UCPel está com inscrições abertas para o Vestibular 2018. Os cursos ofertados são Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Direito (Matutino e Noturno), Enfermagem (Noturno), Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Farmácia, Filosofia (Noturno - Bacharelado e Licenciatura), Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.

Na modalidade híbrida - com aulas à distância e presenciais -, são ofertados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Segurança Pública.

Para os cursos de Medicina e Odontologia haverá prova tradicional no dia 26 de novembro. Para os demais cursos, será realizada uma prova de redação com diversos dias e horários disponíveis.

A nota do Enem também pode ser utilizada como forma de ingresso. Mais informações estão disponíveis no site vestibular.ucpel.edu.br.

Redação: Alisson Lopes