Quatro trabalhos produzidos por três alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participam da Mostra de Pesquisa Experimental, o Expocom Nacional, que ocorre entre os dias 2 e 6 de setembro, em Natal, Rio Grande do Norte. A mostra é parte integrante do evento da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação), principal congresso da área no país.
Os acadêmicos da Católica foram selecionados em maio, quando ganharam o Expocom Sul, prévia para a competição nacional que escolhe os melhores trabalhos dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. No evento, a UCPel figurou como a instituição de Ensino Superior que obteve melhor desempenho, selecionando seis projetos para a edição nacional.
Dos trabalhos selecionados em maio, três foram produzidos pelo aluno do 8º semestre de Jornalismo, Marcos Leivas. Agora ele vai a Natal para tentar a premiação nacional. Ele concorre em três categorias. Em Jornalismo, modalidade digital, o portal Suricato é o representante da Católica. Em Publicidade e Propaganda, modalidade institucional, será apresentado o manual de identidade visual da ONG Doce Vida, produzido em parceria com aluna Taís Moscarelli. Completa a lista de trabalhos do acadêmico a revista Dropsul Sul, que faz parte da categoria Áreas Emergentes, modalidade Lúdico.
De acordo com Leivas, durante a participação na competição é preciso ter cautela, mas a confiança também é fator indispensável para uma possível premiação. “Creio que se os trabalhos foram bem classificados no Expocom Sul, tenho boas chances na etapa nacional”, disse.
Além dos três projetos de Leivas, a Católica também será representada na categoria Audiovisual, modalidade Científico, com o vídeo “Silagem de Colostro: ciência e tecnologia em prol do pequeno produtor de leite”, da autoria da acadêmica Maíra Carneiro Bittencourt.