/ Notícias / Trabalho sobre webconferência é selecionado para apresentação em congresso internacional
02.08.2012 | 09:53 | #institucional
Um artigo formulado por três funcionárias do Programa de Educação a Distância da Universidade Católica de Pelotas (EaD/UCPel) foi selecionado para ser apresentado no 18° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, evento que ocorre no mês de setembro, em São Luís, Maranhão.

Sob a temática “Webconferência: Auxiliando na diminuição da distância transacional na EAD”, o artigo tratou dos elementos práticos envolvidos na implantação de webconferências nas instituições de ensino superior.

O trabalho foi elaborado de acordo com o estudo e desenvolvimento para a implantação de novas ferramentas para a Educação a Distância da UCPel. Partindo da ideia de educação transacional, é necessário compreender que não interessam as barreiras físicas entre mestre e aprendiz e, sim, a nova relação pedagógica e psicológica estabelecida pela EaD. A interação entre ambas as partes, a estrutura empregada e a autonomia são variáveis pedagógicas fundamentais para o bom aprendizado a distância.
Visando aperfeiçoar a metodologia de ensino virtual da UCPel, as monitoras Letícia Vargas, Gabriela Castro e Taisa Bastos estudaram as formas de aplicação do sistema de acordo com os novos métodos de relacionamento e interação instantânea, levando em consideração o contexto globalizado no qual a sociedade atual está inserida.

O serviço de webconferência é uma forma diferenciada de estudo por meio da Internet e o êxito de seu resultado, segundo estudos, é igual ou superior em comparação aos métodos convencionais. O método é realizado através de compartilhamentos de documentos e ensinamentos em encontros não presenciais, é adotado por diversas universidades e cursos a distância por todo o Brasil.

Segundo as funcionárias, com apenas um computador e acesso à Internet, o usuário pode ter acesso ao conteúdo dos cursos em diversos formatos: documentos, vídeos, áudio e textos. Acessando as redes tecnológicas interconectadas como mediadoras de conhecimento, cada aluno construirá seu conhecimento pelos conteúdos disponibilizados de forma rápida, fácil e dinâmica, sem sair de casa.

Dada a flexibilidade de horários da realização das atividades, comodidade, falta de limites físicos e de ambições de conhecimento dos alunos e também a crescente procura de estudantes por esse tipo de ensino, a UCPel já direciona sua educação para o ambiente de aprendizagem virtual através da plataforma de cursos pelo moodle, mas, de acordo com Letícia Vargas, novas ferramentas estarão à disposição. As pesquisadoras do EaD estão motivadas em desenvolver novos recursos que possibilitem a melhor aprendizagem a distância pelo portal da UCPel. “Pretendemos, em breve, implantar esse sistema eficiente nos cursos da Universidade. Através do desenvolvimento de novas ferramentas, haverá uma maior integração entre estudantes e professores, capacitando, ainda mais, a formação dos graduandos”, comentou.

Para Gabriela Castro, o congresso vai possibilitar uma troca mútua de conhecimento entre grandes estudiosos da área de EaD. “Vamos ter a oportunidade de trazer novidades, melhorando, assim, nosso sistema”, disse.

O evento
O 18° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância é promovido pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e tem como tema central Histórias, Analíticas e Pensamento Aberto – Guias para o futuro da EAD. O evento abre espaço para diversos pesquisadores e educadores apresentarem seus trabalhos científicos com propostas inovadoras e viáveis a serem debatidas.

Sob critérios rigorosos de avaliação da comissão técnica composta por membros do Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), cada trabalho científico selecionado será apresentado entre 23 e 26 de setembro.