/ Notícias / Trabalho realizado na UCPel será apresentado em Congresso de Educação Médica
Trabalho realizado na UCPel será apresentado em Congresso de Educação Médica
14.08.2012 | 16:51 | #medicina #administracao
Trabalho realizado na UCPel será apresentado em Congresso de Educação Médica
Os cursos de Medicina e Administração da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) se uniram pela ciência e, agora, apresentarão o resultado deste vínculo em nível nacional. Com os estudos A inserção do conteúdo “erro médico” na formação médica de uma Universidade do Sul do Rio Grande do Sul – Brasil e A disciplina de administração e planejamento em saúde no curso de medicina: Ampliando a consciência acerca das realidades/possibilidades do Sistema de Saúde, a professora de Administração Letícia Menezes e os professores de Medicina Sandro Oliveira e Maurício Moraes tiveram suas pesquisas aprovadas para o 50° Congresso Brasileiro de Educação Médica (CoBEM).

Com foco na inserção de disciplinas de gestão e planejamento no currículo de Medicina, os professores se basearam nos balanços informativos semestrais que apontam o que pensam alunos e professores acerca dos cursos. As pesquisas buscam apresentar relato da experiência da disciplina de Administração e Planejamento em Saúde e, ainda, relatar a experiência sobre a abordagem do assunto erro médico no curso de Medicina da UCPel.

Considerando as abordagens, segundo a principal autora do estudo, as pesquisas têm em seu cerne a importância de disciplinas de gestão e planejamento na Medicina, considerando realidades como erro médico e consentimento informado. “Nosso trabalho foi muito proveitoso no sentido de ampliar as visões acadêmica, docente e profissional sobre a prática de medicina”, conta a professora Letícia.

O CoBEM
A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) promoverá, no período de 11 a 14 de outubro, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o 50º CoBEM e o Encontro da Federação Panamericana de Associações de Faculdades e Escolas de Medicina (FEPAFEM), fazendo parte das comemorações dos 100 anos da Faculdade de Medicina da USP, dos 50 anos da ABEM e dos 50 anos da Federação Panamericana de Associações de Faculdade e Escolas de Medicina.