Um equipamento que poderá evitar erros na administração de medicamentos em hospitais terá espaço especial na programação do Canal Futura. O estudo desenvolvido pelo mestrando em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Lucas Costa, ganhou a atenção da emissora nacional devido à relevância, visto que no Brasil grande parte da administração de medicamentos é feita de forma manual, processo que aumenta chances de superdosagens.
A reportagem realizada pela acadêmica do curso de Jornalismo e estagiária da TV UCPel, Augustine Timm, irá ao ar no final do mês de julho através de programetes, veiculados durante a programação da emissora. O protótipo, desenvolvido por Costa, busca a prevenção de erros no uso de bombas de infusão e começou a ser desenvolvido em seu trabalho de conclusão de curso.
Devido ao potencial do equipamento, o engenheiro em eletrônica decidiu dar continuidade ao estudo no mestrado, que vem sendo cursado desde o mês de março deste ano. “Quero continuar trabalhando com esse tema no meu mestrado e já analiso possíveis alterações para qualificar a sua funcionalidade”, explicou. Umas delas deverá ser a redução do tamanho do protótipo, com o objetivo de facilitar a sua manipulação.
Outra funcionalidade será a criação de uma interface para computadores que possibilitará a visualização do andamento das infusões. A nova ferramenta facilitará a leitura e o acompanhamento dos dados pelos profissionais da saúde. “Essa interface irá monitorar o funcionamento de todas as bombas de infusão e demais sensores de sinais vitais, reunindo em um único local diversos tipos de informações”, planeja o mestrando.
A adição de um cadastro de doses de medicamentos e do profissional responsável por administrar a dosagem no equipamento também está prevista. “A ideia é interligar a nova interface com o banco de dados que contenha as informações dos funcionários”, comenta.
Conheça o protótipo
O trabalho de conclusão de curso de Costa e sua continuidade no programa de pós-graduação seguem as diretrizes dos Nove Direitos da Terapia Medicamentosa, cujas premissas incluem a verificação de uma série de itens. O protótipo desenvolvido pelo mestrando identifica a prescrição, contendo os dados do paciente, do medicamento, do horário, da via de administração, do profissional responsável e da dose - para, após tudo correto, autorizar o funcionamento automático da bomba de infusão.
A intenção de Lucas é aperfeiçoar o protótipo durante a realização do mestrado para, posteriormente, submeter o mecanismo a processos de certificação para transformá-lo em produto comercial. O estudo do mestrando conta com a orientação do professor Cláudio Diniz e colaboração dos professores Sérgio Almeida e Alexandre Souza.
Inscrições abertas
A UCPel está com processo seletivo aberto para cursos de mestrado e doutorado. Além do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, são oferecidas vagas para os programas de pós-graduação em Letras, Política Social, Saúde e Comportamento e Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente. As inscrições podem ser feitas até a terça-feira (19). Mais informações podem ser obtidas no
link. Neste ano, a Católica flexibilizou as condições de pagamento dos cursos, possibilitando o aumento no número das parcelas.