/ Notícias / Trabalho de habitação popular é conhecido em congresso internacional
Trabalho de habitação popular é conhecido em congresso internacional
06.06.2012 | 11:23 | #arquitetura-e-urbanismo
Trabalho de habitação popular é conhecido em congresso internacional
O estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Cássius Baumgarten, está tendo reconhecimento por sua iniciativa em desenvolver novas possibilidades de moradia aos menos favorecidos. Após participar do projeto desenvolvido pelo Núcleo de Extensão Habitat Social do Centro Politécnico da UCPel e testemunhar a pouca qualidade das habitações das comunidades carentes de Pelotas, ele desenvolveu um projeto inovador e ambicioso, que incorpora sustentabilidade e ajuda comunitária. A criação foi apresentada em um congresso internacional, onde ganhou ainda mais visibilidade.

Sob orientação dos professores e coordenadores do projeto, Noé Vega de Mello e Joseane Almeida, o projeto “Eco-Palete” consiste em viabilizar a construção de casas moduladas com o reaproveitamento de "pallets".

Após a construção do protótipo no pátio do Campus I da UCPel, o projeto já tem finalidades práticas fora da instituição de ensino. Conta com colaboradores de outros cursos em sua elaboração, como acadêmicos das Engenharias Civil e Elétrica e também de Ecologia.

O estudante teve a ideia da proposta para ajudar uma família moradora do bairro Dunas Fundos, que vive em situação de risco. A meta é entregar a casa "pallet" aos novos moradores até dezembro deste ano.

No fim de maio, o estudante participou do 2° Congresso Internacional: Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social (CHIS 2012), organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Habitação de Interesse Social e Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

A professora e coordenadora do projeto de habitação popular da UCPel, Joseane Almeida, auxiliou o projeto desde o início e representou Cássius no Congresso. Segundo ela, a proposta chamou atenção, despertou interesse e aceitação, dando vigor para a continuidade e desenvolvimento da ideia.

De acordo com ela, a proposta tem gerado curiosidade de empresas interessadas em construções de baixo custo, não somente em "pallets", mas também com outros materiais econômicos e sustentáveis.