“O uso de Blogs como Interface de Construção do Conhecimento e Aprendizagem Colaborativa na Graduação em Farmácia” foi considerado o melhor trabalho científico apresentado na 7ª Conferência Nacional de Educação Farmacêutica e 7º Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Farmácia. O evento ocorreu em Brasília, no início do mês de junho e foi promovido pela Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico e Bioquímico e pelo Conselho Federal de Farmácia.
O trabalho é de autoria do coordenador do curso de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Fabian Primo e dos acadêmicos Gabriel Hertzog e Marcus Monteiro. De acordo com eles, o estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de um blog como ferramenta pedagógica e de que maneira ocorre a apropriação dessa tecnologia pelos usuários.
Primo destacou que, por meio de pesquisas e enquetes realizadas com alunos de graduação, leitores e usuários do blog Farmacotécnico, chegou-se a resultados significativos. Um deles foi a constatação de que a utilização de novas tecnologias de informação e atualização, tais como os blogs, é um instrumento valioso no processo de educação continuada, pela possibilidade de descentralização e disseminação do conhecimento.
“Os blogs surgem como ferramentas de auxílio e aperfeiçoamento na prestação dos serviços farmacêuticos e na capacitação dos profissionais inseridos neste contexto”, explicou. O coordenador enfatizou ainda que os documentos norteadores e normativos sobre a educação farmacêutica vigentes indicam que é necessário agregar novas formas de comunicação, convivência e organização da práxis educacional.