/ Notícias / Toni Sato conquista primeiro lugar no Vestibular EAD
Toni Sato conquista primeiro lugar no Vestibular EAD
03.03.2020 | 18:01 | #vestibular #ead
Toni Sato conquista primeiro lugar no Vestibular EAD

Com 25 anos de profissão, o piloto agrícola Toni Sato planeja uma transição de carreira. “Me formei no Ensino Médio em 1988. Em seguida, cursei um semestre de Engenharia Mecânica e parei. Desde então, segui na aviação civil”, resume. O incentivo para realizar uma transformação em sua vida veio através do Ensino a Distância (EAD) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e, principalmente, depois de conquistar a primeira colocação no Vestibular de Bolsas. 

Toni se candidatou ao curso semipresencial de Engenharia Elétrica e obteve isenção de mensalidade durante os seis primeiros meses. “Quando me ligaram achei até que era brincadeira. Estava há muito tempo sem fazer provas de seleção. Fiquei feliz”, conta. O estudante compareceu no último sábado (29) ao Embarque EAD, evento que recepcionou os novos alunos de 2020 e apresentou os espaços e serviços disponibilizados pela UCPel.

O modelo de ensino virtual foi o mais adequado para Toni. “Como já atuo no mercado de trabalho, tendo que me deslocar para outro município, o EAD é o que possibilita sonhar com o nível superior. Sem o EAD, nesse momento seria impossível”, avalia. O conteúdo on-line de cada curso fica disponível 24 horas por dia, facilitando o aprendizado dos alunos, que podem adequar os estudos à sua rotina.

 

Transformação a caminho 

Natural de Gravataí, Toni morou dez anos em Porto Alegre e há oito reside em Pelotas. Trabalha diariamente, nos turnos da manhã e da tarde, em São Lourenço do Sul. Nos últimos tempos, o piloto agrícola começou a reavaliar suas escolhas. “Imagina você com 60 anos passar os dias em um avião quente e barulhento? Não tem condições. Faz décadas que não sei o que é veranear, o que é praia no verão... São ossos do ofício, mas não quero passar o resto da minha vida dentro de uma aeronave. Penso em ser útil para a sociedade de outra forma”, entrega.

Aos 48 anos, Toni decidiu buscar uma nova capacitação. Estudou, prestou vestibular e garantiu o primeiro lugar. “Escolhi a Universidade Católica porque tem renome, é pioneira, possui alta conceituação em várias áreas”, explica. Com o início das aulas, o novo estudante pretende conciliar o trabalho com os estudos nos próximos cinco anos de curso. “Enquanto a agenda estiver vaga, vou aproveitar para estudar. O que facilita isso é o celular e a internet”, diz.

 

Mais oportunidades

A próxima seleção para o EAD se inicia no dia 21 de março para ingresso no mês de maio. São quatro oportunidades anuais para o EAD UCPel: fevereiro, maio, julho e outubro. A Universidade dispõe de 19 cursos de graduação no modelo a distância, além de dois semipresenciais.

O Vestibular de Bolsas, o qual Toni participou, é constituído de uma prova teórica com 30 questões e uma redação. Os 50 primeiros colocados receberam descontos proporcionais a sua classificação. Também há desconto de 10% para ex-alunos da UCPel, estudantes de segunda graduação e funcionários públicos, além de até 60% para transferências de outras universidades.

O EAD foi ofertado pela primeira vez em 2017, com o curso de Tecnologia em Segurança Pública. Em 2019, a Universidade ampliou seu portfólio para a ampla variedade ofertada atualmente. Possui nota máxima no Ministério da Educação (MEC), com aulas ministradas por professores especialistas, mestres e doutores. Mais informações podem ser obtidas no site.

 

Redação: Max Cirne

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?