/ Notícias / Teste de Inteligência é tema de livro de professora da UCPel
Teste de Inteligência é tema de livro de professora da UCPel
Psicólogos que trabalham com avaliações infantis e juvenis têm novo aliado na hora da aplicação do teste Wisc III (Escalas Wechsler de Inteligência). A professora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Vera de Figueiredo, e adaptadora do teste norte-americano no Brasil, lança livro com uma coletânea de dez anos de estudo sobre a temática no dia 26 de março, às 18h, no Espaço Multiuso do Campus II da UCPel.

O livro ainda conta com participação de mais 14 colaboradores, todos egressos dos cursos de graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da UCPel. O Wisc é referência mundial desde 1949 e atualmente é um dos mais usados no Brasil. “O Wisc III, formado por uma bateria de 12 testes, avalia uma parte da inteligência de crianças e por isso também é muito utilizado na área da educação”, explica a professora, complementando que ele mostra dificuldades e pode orientar o trabalho do educador.

A intimidade do trabalho de Vera com as Escalas de Wechsler de Inteligência para crianças e adolescentes iniciou em 1980, quando ministrou disciplina sobre o tema. “Na época vivíamos um paradoxo relacionado a essa técnica, tida como padrão-ouro na avaliação de inteligência, pois reconhecíamos a praticidade do uso clínico e a utilidade do resultado, mas também as limitações de se empregar uma escala sem a devida adaptação cultural”, conta.

Essas dificuldades levaram a professora a propor como projeto de mestrado, em 1991, o início de adaptação do WISC III para o Brasil. Posteriormente o projeto consolidou-se também como pesquisa de doutorado. “Desde então, segui pesquisando sobre a técnica, com o objetivo de complementar os estudos sobre a validade, a fidedignidade e as normas das Escalas Wechsler assim como também verificar o perfil cognitivo de diferentes grupos especiais”, diz.

A obra divide-se em três partes, abordando procedimentos de aplicação, pontuação e de interpretação, os usos especiais e as características psicométricas do teste. “Acredito que este livro será útil para profissionais e estudantes da Psicologia, tanto para os que queiram iniciar seus estudos sobre o teste como para os que buscam complementar seus conhecimentos”, finaliza.