/ Notícias / Tese aborda sistema de avaliação e gestão para produtores
Tese aborda sistema de avaliação e gestão para produtores
18.08.2015 | 14:24 | #administracao
Tese aborda sistema de avaliação e gestão para produtores
O professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Sérgio Decker defendeu recentemente a sua tese de doutorado, intitulada Sistema Multicritério de Avaliação do Desempenho de Produtores Familiares Integrados na Cadeia Produtiva de Avicultura de Corte da Região Sul do RS. O trabalho foi apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A pesquisa teve como foco as relações entre os produtores integrados e a Cooperativa Sul Rio-Grandense de Laticínios (Cosulati).

De acordo com dados apresentados pelo estudo, hoje a região sul possui 89 produtores integrados com uma capacidade de alojamento em torno de um milhão de aves e que suprem um abate diário em torno de 25 mil aves. “Como há uma forte tendência de aumento do consumo de carnes e derivados de frango, existe um potencial muito favorável ao crescimento da produção de aves na região”, disse.

Conforme Decker, a pesquisa teve como proposta desenvolver um Sistema de Avaliação e Gestão de Desempenho dos Produtores utilizando a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista. “O diferencial desta metodologia é que os produtores avaliados participam da construção do modelo e da definição dos critérios de avaliação, o que estimula o comprometimento dos atores envolvidos com a melhoria dos processos de produção”, explicou.

A principal contribuição do estudo foi apresentar, além de um sistema de avaliação, um sistema de gestão que também coopere com o desenvolvimento dos produtores e da cadeia produtiva como um todo. A banca examinadora foi composta pelos professores Myriam Siqueira da Cunha (UCPel), Lírio José Reichert (Embrapa), Morgan Yuri Oliveira Teles Machado (UFPel) e Mário Conill Gomes (UFPel), orientador do trabalho. A defesa da tese ocorreu no dia 03 de agosto.