A equipe de futsal da UCPel mostrou superioridade durante todo o jogo contra a AABB, no sábado (24). Foi o quarto confronto entre as duas equipes neste ano, com três vitórias pelotenses. A única derrota foi no primeiro turno desta segunda fase do Estadual Série Prata, em Caxias do Sul, por 3 a 2. Na partida de sábado, o placar de 10 a 5, no Ginásio do DC Eventos, confirmou a qualidade do time pelotense em relação ao caxiense.
Logo nas primeiras movimentações do jogo, a Católica foi dona das ações. Criava, perdia gols e o goleiro Júnior praticamente assistia. Em todo o primeiro tempo, ele foi convocado em três a quatro intervenções, e é claro, correspondeu.
Aos quatro minutos de jogo, Biel recebeu a bola e bateu forte para fazer UCPel 1 a 0. Exatamente dezessete segundos depois, já veio o segundo: o artilheiro da equipe na estadual, Sérgio, chutou para canto esquerdo, aumentou a vantagem e marcou o décimo-nono dele na competição.
O técnico Betinho resolveu, então, mudar toda a formação inicial, com exceção do goleiro Júnior e o jogo ficou mais equilibrado, até meio monótono. Não pela falta de qualidade dos atletas que entraram, mas, sim, porque três retornavam de lesão. Mesmo assim, a Católica continuava melhor.
Quando restavam cinco minutos para o fim da primeira etapa, o capitão Diegão pegou um chute forte, rasteiro e fez o terceiro da UCPel. Dois minutos depois, em cobrança de escanteio pela direita, Júnior Timm recebe na intermediária da quadra de ataque e, de primeira, marca o quarto gol, o mais bonito da noite: UCPel 4 x AABB 0 foi o placar do primeiro tempo.
A etapa final veio com um relaxamento natural de quem está à frente com uma boa vantagem, mas não aconselhável para os números da competição. Somado à mudança de estratégia do time caxiense, que adiantou o goleiro Jeffe, e passou a utilizá-lo como goleiro-linha. E foi dele o primeiro gol da AABB, numa jogada na quadra de ataque pela esquerda e um chute na diagonal.
A Católica respondeu dois minutos depois, com Bruno Grigoletti, que mandou para a rede o quinto, e, doze segundos depois, Rafael Votto o sexto.
Novamente houve clima de tranqüilidade, espaço para o adversário e alguns erros que proporcionaram a Ezequiel fazer o segundo e o terceiro da AABB, que encostou no marcador, 6 a 3, e acendeu o sinal de alerta.
Betinho chamou atenção da equipe e funcionou. Júnior Timm apareceu para marcar o sétimo, quando faltavam onze minutos para o fim. Cinco minutos depois, Júnior, o goleiro, foi esperto e aproveitou que o goleiro adversário estava na quadra de ataque e mandou, de gol a gol, o oitavo da UCPel. Depois dessa, ele deu lugar a Binz, que assumiu a responsabilidade pela primeira vez como goleiro da Católica.
Em troca de passes, Júnior Timm, o artilheiro da noite, voltou a marcar mais um, o nono da UCPel e o terceiro dele no jogo. O time de Caxias ainda descontou com Bruno, que fez o quarto e Dudu, o quinto. A Católica finalizou o placar quando faltavam vinte e um segundos em jogada de qualidade na troca de passes entre Diego Cunha e Rafael Votto. Votto fez o segundo na partida e o décimo do time pelotense. Fim de jogo no DC Eventos: UCPel 10 x AABB 5
“Não gostei do início, mas depois que fizemos o primeiro gol, nos arrumamos, fizemos placar no primeiro tempo, administramos o segundo e saímos com uma vitória importante. Agora é pensar em classificação nos dois jogos seguintes, contando com a equipe completa”, disse o técnico da UCPel, Betinho.
Com o resultado, a Católica permanece na terceira posição do grupo 04 do Estadual Série Prata de Futsal, com doze pontos, atrás de ACAF e ASTF, as duas equipes com quinze.
UCPel 10 x 05 AABB (Caxias do Sul)
Local: Ginásio do DC Eventos, em Pelotas.
UCPel – Júnior, Diegão, Biel, Júnior Timm e Sérgio. Entraram Binz, Bruno Grigoletti, Daniel, Rafael Votto, Diego Cunha, Jé e Pedrinho. Técnico: Betinho.
AABB – Jeffe, Preto, Dudu, Tiago e Andi. Ainda participaram Bruno, Ezequiel e Jéferson. Técnico: Vinicius Piazza.
Gols– UCPel - Júnior Timm (03), Rafael Votto (02), Diegão, Biel, Sérgio, Bruno Grigoletti, e Júnior.
AABB - Ezequiel (02), Dudu, Bruno e Jeffe.
Árbitro 1 – Telmo Teixeira
Árbitro 2 – Paulo Gutierrez
Anotador – Larissa Theil
Cronometrista – Wendel Souza
Futsal Feminino
Bastante abaladas com a morte da mãe da goleira Ingrid, na manhã de sábado (24), as atletas da Católica não suportaram a equipe da Escola Santa Catarina de Caxias do Sul. A partida válida pelo estadual foi realizada no Ginásio do DC Eventos e o emocional foi fator determinante. O time caxiense venceu por 6 a 5, com gols de Bruna em três oportunidades, Simone em duas e Fabiana em uma. Já para a UCPel, marcaram Joana e Gabi, duas vezes cada, e Martina uma.
A UCPel volta a jogar no próximo fim de semana, em casa, no DC Eventos, contra o São José de Porto Alegre.