/ Notícias / Terceiro dia do Congresso de Medicina tem lançamento de livro
Terceiro dia do Congresso de Medicina tem lançamento de livro
31.10.2013 | 18:17 | #medicina
Terceiro dia do Congresso de Medicina tem lançamento de livro
A especialidade da terceira noite do XVI Congresso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi Clínica Geral. E uma das atrações foi o lançamento de um livro que tem a participação dos próprios acadêmicos do curso. Intitulado Hepatologia: o que o clínico deve saber, a obra, do professor José Francisco Pereira da Silva, tem 515 páginas e passou pelo olhar afiado dos alunos que fazem parte da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologia da UCPel, responsáveis por atualizar e revisar o conteúdo.

A obra, que conta ainda com outros colaboradores, levou cerca de três meses para ser finalizada e traz temas como hepatite, cirrose e coma hepático. "A ideia foi estimular que os alunos venham a escrever e produzir artigos no futuro. Foi um 'empurrão'", conta o docente.

A experiência foi inédita para a estudante do quarto ano de Medicina, Amanda Mendel, 23. Responsável pela revisão de dois artigos - sobre síndrome hepatopulmonar e a relação entre fígado e drogas - a acadêmica aprovou a possibilidade de uma atividade extracurricular valiosa proporcionada pelo professor. "A gente discutiu e aprendeu. Foi uma experiência nova e bastante produtiva", disse.

Clínica Geral
A noite da quarta-feira (30) teve início com a palestra da geriatra Evelise Silveira, formada pela UCPel e que hoje atua no Kurotel. Sua explanação questionou estilo de vida e hábitos saudáveis que os profissionais que cuidam da saúde dos outros devem ter para cuidar da própria.

Na sequência, o professor da UCPel e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), Hiram Larangeira de Almeida Júnior, falou sobre microscopia eletrônica de varredura em dermatologia.

Após o coffee-break, os médicos - também egressos da UCPel - Cristiano Cardoso e Cristiano Dietrich abordaram, respectivamente, os temas Atualizações no tratamento do infarto agudo do miocárdio e angina pectoris e Atualizações em fibrilação atrial. Ambos, além de trazerem as mais novas tendências da área, ainda recordaram, junto aos alunos, situações de sua época como estudantes. "Realmente estar aqui é uma honra. Essa Universidade representa muito para mim e vai representar para vocês", comentou Cardoso.

Acompanhe a programação dos próximos dias:

31 de outubro – Quinta-feira
Especialidade: Ginecologia e Obstetrícia
19h00 – 19h40m: Transmissão transplacentária do HPV
Dr. Renato Luis Rombaldi
19h40m – 20h20m: Considerações sobre a detecção precoce do câncer de mama
Dr. Hilton Koch
20h20m – 20h40m: coffee-break
20h40m – 21h20m: Medicina Fetal: abordagem evolutiva da vitalidade
Dr. Sérgio Moreira Espinosa

1º de novembro – Sexta-feira
Especialidade: Cirurgia Geral