/ Notícias / Tendências da Moda Inverno 2014 serão apresentadas no dia 27
Tendências da Moda Inverno 2014 serão apresentadas no dia 27
23.09.2013 | 10:51 | #tecnologia-em-design-de-moda
Tendências da Moda Inverno 2014 serão apresentadas no dia 27
O que deverá ser destaque na Moda Inverno 2014? A resposta para a pergunta é bem complexa, exige criterioso trabalho de pesquisa e um olhar afiado para detectar o que está além do óbvio e que ainda nem foi percebido. Ter profissionais que possuam esse olhar e saibam transmitir o que será destaque aos seus clientes é um dos objetivos do Bureau de Tendências, desenvolvido por acadêmicos do curso de Tecnologia de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Mais do que uma forma de aprendizado, o bureau vem se tornando uma ferramenta de trabalho para empresários da região Sul. E o desenvolvimento do também chamado caderno de tendências não é nada fácil. Envolve uma equipe de 30 acadêmicos do quinto semestre do curso, que precisam pesquisar em diversos tipos de mídia quais as tendências que estão em destaque nos quatro cantos do mundo.

O trabalho de pesquisa dos acadêmicos também acompanha o mesmo time do maior evento de moda do Brasil, o São Paulo Fashion Week, conta a coordenadora do projeto e professora do curso, Aline Machado. “O desenvolvimento do trabalho vem dando tão certo que já tivemos acadêmicos que enquanto trabalhavam no bureau também prestavam consultorias para empresas”, lembra.

O material é muito rico em informações, que vão desde tendências de cartelas de cores, passando por texturas, corte e estampas, detalhados de forma minuciosa para também possibilitar a confecção. Nessa edição, o bureau abordará surf wear, street wear, alta costura, malharia retilínea, fitness, prêt-à-porter de luxo e lingerie. “Cada grupo fica responsável por uma área especifica”, informa. Todas as ilustrações do caderno, assim como a diagramação e os textos de apresentação, são feitos pelos alunos.

Neste ano, uma das inovações do bureau será o seu formato, que passará a ser digital com o objetivo de aumentar e facilitar o acesso dos interessados. A finalização do bureau também é comemorada com a realização de um grande fórum de tendências, onde o material é apresentado para convidados.

Experiência de mercado
Para a recém formada Gabriela Silva, a participação no caderno de tendências do Verão de 2013 foi a possibilidade de ver como ocorre a construção de um painel visual. “O caderno é bastante profissional. Para os estudantes, participar de sua realização significa ter uma experiência muito próxima da atuação”, avalia.

O grupo de Gabriela pesquisou tendências sobre o segmento lingerie, onde um passo a passo da construção visual com imagens, cartela de cores, modelagem, cortes e tecidos foi ilustrado. “Primeiramente realizamos a pesquisa, onde são levadas em conta informações como o que apareceu em passarelas de grandes marcas e o que está sendo produzido em relação aos diversos cenários existentes”, conta.

A empresária Alana Amaral, mesmo sem ter utilizado diretamente o bureau de tendências em sua marca, a Ideia de Elefante, avalia o material como importante para os empresários que vivem da renovação da Moda. “Materiais como o bureau dão um direcionamento específico e eficiente”, avalia, complementando que na Ideia de Elefante, com lançamento da próxima coleção, agendada para a primeira quinzena de outubro, o material é utilizado para dar um toque de tendência aos produtos que são pensados para serem atemporais.

A empresária, que é formada em Moda pela UCPel, também participou da criação do caderno de tendências e, durante o desenvolvimento do material, aproveitou a experiência para aprofundar seus conhecimentos em pesquisa de Moda, que sempre são utilizados no desenvolvimento de suas produções.

Lançamento
Neste semestre, o trabalho feito pelos 30 acadêmicos do curso poderá ser conferido no Fórum de Tendências, que ocorrerá no dia 27 de setembro, às 19h, no Espaço Multiuso do Campus II da UCPel (Rua Almirante Barroso, 1.202). O evento deverá reunir empresários da região, acadêmicos da UCPel e de outras instituições de ensino além de estilistas, designers e amantes do mundo da moda.