/ Notícias / Tchelinux ocorre neste sábado (25)
Tchelinux ocorre neste sábado (25)

Um dos eventos mais expressivos do Rio Grande do Sul sobre software livre será sediado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no dia 25 de agosto: trata-se do Tchelinux, que tem a finalidade de divulgar Tecnologias Livres como Softwares Livres, Linguagens de Programação e Hardware por meio de palestras e workshops direcionados a interessados da área de tecnologia da informação.

O Tchelinux é uma organização itinerante, que realiza encontros por todo o Estado. Esta não é a primeira vez que o evento ocorre na UCPel. Em 2007, 2008 e 2010 a Universidade também sediou o encontro formado por entusiastas voluntários que utilizam software livre em seu cotidiano. A iniciativa baseia-se no compartilhamento do conhecimento adquirido, visando mostrar que o software e o conhecimento são livres e podem ser usados por todos, sem barreiras.

Na organização para esta edição do Tchelinux que ocorre na UCPel, estão trabalhando o Diretório Acadêmico (DA) Info 3.0, além dos professores e alunos dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação da Universidade.

Segundo o professor André Vinícius dos Santos, a importância do evento está na reunião de pessoas interessadas no potencial de geração de conteúdos livres. “Este é um evento de nível regional que proporciona aos participantes o contato com outras pessoas interessadas em tecnologia da informação, com palestrantes de renome e, sobretudo, com novos conteúdos”, afirma.

De acordo com o DA, já há mais de 200 inscritos para o encontro que ocorre das 9h às 20h e tem atividades simultâneas no Auditório Dom Antônio Zattera e na sala 338 C do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373). Interessados podem se inscrever pelo site do evento, onde também podem ser encontradas mais informações sobre as palestras. Para efetivar a inscrição, os participantes devem levar um quilo de alimento não perecível no dia do evento. O Tchelinux conta o apoio de Chip 7 Info Tecnologia, Quadro Soluções em Web, Conrad Caine e Flat7 Hotel.

Confira a programação aqui.