Um dos eventos mais expressivos do Rio Grande do Sul sobre software livre será sediado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no dia 25 de agosto: trata-se do Tchelinux, que tem a finalidade de divulgar Tecnologias Livres como Softwares Livres, Linguagens de Programação e Hardware por meio de palestras e workshops direcionados a interessados da área de tecnologia da informação.
O Tchelinux é uma organização itinerante, que realiza encontros por todo o Estado. Esta não é a primeira vez que o evento ocorre na UCPel. Em 2007, 2008 e 2010 a Universidade também sediou o encontro formado por entusiastas voluntários que utilizam software livre em seu cotidiano. A iniciativa baseia-se no compartilhamento do conhecimento adquirido, visando mostrar que o software e o conhecimento são livres e podem ser usados por todos, sem barreiras.
Na organização para esta edição do Tchelinux que ocorre na UCPel, estão trabalhando o Diretório Acadêmico (DA) Info 3.0, além dos professores e alunos dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação da Universidade.
Segundo o professor André Vinícius dos Santos, a importância do evento está na reunião de pessoas interessadas no potencial de geração de conteúdos livres. “Este é um evento de nível regional que proporciona aos participantes o contato com outras pessoas interessadas em tecnologia da informação, com palestrantes de renome e, sobretudo, com novos conteúdos”, afirma.
De acordo com o DA, já há mais de 200 inscritos para o encontro que ocorre das 9h às 20h e tem atividades simultâneas no Auditório Dom Antônio Zattera e na sala 338 C do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373). Interessados podem se inscrever pelo site do evento, onde também podem ser encontradas mais informações sobre as palestras. Para efetivar a inscrição, os participantes devem levar um quilo de alimento não perecível no dia do evento. O Tchelinux conta o apoio de Chip 7 Info Tecnologia, Quadro Soluções em Web, Conrad Caine e Flat7 Hotel.
Confira a programação aqui.