/ Notícias / TCC da Odontologia aborda tratamento de lesão em língua de paciente de dez meses
21.12.2022 | 15:51 | #husfp #odontologia
TCC da Odontologia aborda tratamento de lesão em língua de paciente de dez meses Hoje com um ano e meio, menina continua sendo acompanhada pela equipe do hospital (Foto: Divulgação)

O tema abordado pelas discentes Pamela Adam e Ândria Decio, do curso de Odontologia da Católica de Pelotas (UCPel), em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), evidencia os resultados obtidos através da técnica de fotobiomodulação com aplicação de laser de baixa potência na lesão de uma paciente vítima de acidente doméstico.

Os lasers terapêuticos, ou de baixa potência, são utilizados para acelerar a reparação celular nos tecidos através dos seus efeitos biomoduladores capazes de promover efeitos terapêuticos como revascularização, proliferação celular e uma maior regeneração das células. Em comentário sobre o caso, Camila Amaral Pinto, co-orientadora do trabalho, enfatizou que, além dos benefícios citados, a laserterapia promoveu uma analgesia e impediu uma infecção. “Isso fez com que a paciente ficasse sem antibiótico ou remédio para dor, se mantivesse comendo e ainda continuasse o seu desenvolvimento normal durante o tratamento”.

Entenda o caso

A paciente, uma menina de apenas dez meses de idade, sofreu um acidente doméstico com eletricidade e teve uma extensa lesão na região da língua. Inicialmente internada na ala pediátrica do Hospital Universitário São Francisco de Paul (HUSFP), ela foi rapidamente atendida pela equipe de Odontologia, presente no hospital devido ao projeto de extensão Atenção Odontológica Hospitalar, do curso de Odontologia da UCPel.

A técnica de laserterapia foi a opção de tratamento mais adequada para o caso, com evidências suficientes na literatura para a utilização deste método em ocasiões semelhantes.

O laser pode ser utilizado até mesmo em recém-nascidos, não existe uma contraindicação relacionada à idade. O professor Giovane Gomes, co-orientador do trabalho, ressalta que a resposta da criança ao procedimento é até mais rápida. “Por conta da maior atividade celular”, explicou.

O trabalho, co-orientado também pelo professor Guilherme Antonello, foi enaltecido por evidenciar a importância de uma equipe multidisciplinar integrada ao hospital, bem como pela luz que projeta sobre os possíveis acidentes domésticos. Para Patrícia Guerreiro, coordenadora do curso de Odontologia, o TCC é relevante por ressaltar a importância da presença do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar para o atendimento imediato, além dos cuidados que precisamos ter dentro de casa. “A menina mordeu uma extensão. Podia ter sido uma sequela muito mais grave”, revelou.

No Brasil, entre março e outubro de 2020, o número de casos de acidentes domésticos com crianças e adolescentes passava de 39 mil, segundo a ONG Criança Segura Brasil.

Hoje, já com um ano e meio de idade, a paciente continua sendo acompanhada pela equipe multidisciplinar do HUSFP, inclusive por fonoterapeutas, a fim de diminuir possíveis sequelas na fala.

Redação: Caroline Albaini