Uma realidade atípica, de isolamento social, exigiu uma série de mudanças por parte de todos, inclusive dos empresários. Mais do nunca, as lojas precisaram expandir seus negócios para o universo das vendas on-line. Enquanto primeira plataforma e-commerce de marketplace pelotense, a startup Jubatus contribui nesse processo de adaptação ao auxiliar o dia a dia tanto de lojistas quanto de consumidores.
Desenvolvida pelo engenheiro de computação, Cândido Moraes, e o estudante de Engenharia de Produção, Gabriel Cunha, a plataforma permite que o usuário receba em casa produtos locais com toda economia, segurança, conforto e praticidade que o momento requer. “Mesmo que o comércio tenha reaberto com restrições, muitas pessoas não estão querendo sair de casa para evitar o contágio”, acredita Moraes.
O projeto que conecta lojas da cidade a consumidores foi idealizado em agosto do ano passado, quando iniciou-se a confecção do site, definição do modelo de negócios e prospecção de lojistas. O processo contou com o apoio do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul), desenvolvido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e instalado no Pelotas Parque Tecnológico.
“O Ciemsul se encontrava com processo seletivo para novas incubações, e ali havia a oportunidade de contar com todo o apoio e visibilidade que a UCPel possui, além do fornecimento de espaço físico, mentorias, capacitações e do contato com profissionais ligados a tecnologia”, explica o engenheiro de computação.
A Jubatus começou a operar com a participação do público em fevereiro de 2020, um mês antes das medidas preventivas ao novocoronavírus (Covid-19). “A nossa relevância acabou se tornando maior devido as lojas só conseguirem vender a distância, com entregas”, destaca Moraes. Muitas empresas que não trabalhavam com e-commerce adotaram o modelo.
O fundador da startup adianta que, junto de seu sócio, estão organizando uma nova funcionalidade para a plataforma. Será oferecida a compra antecipada (e com desconto) de vouchers para serviços, como manicure, artesanato, costura e cabeleireiro, cujo resgate será posterior à pandemia. “É uma maneira de trazer renda para esses profissionais que não estão podendo trabalhar ou tiveram uma diminuição do número de clientes”, diz Cunha.
O serviço dispõe ainda de um catálogo que abrange mais de 500 itens, incluindo alimentos sem glúten, roupa feminina, acessórios infantis, colchões e artigos para cama, ferramentas, pet shop e jogos e acessórios de videogames.
Uma das principais vantagens de se adquirir produtos locais é a agilidade na entrega, que ocorre no mesmo dia da compra. A previsão é de até três horas, em horário comercial. Tal velocidade aparece no nome da startup, Jubatus, em referência ao nome científico do guepardo, animal terrestre mais rápido do mundo.
Redação: Max Cirne