/ Notícias / Startup incubada da UCPel traz inovações para o transporte coletivo
Startup incubada da UCPel traz inovações para o transporte coletivo
23.01.2018 | 11:33 | #engenharia-de-computacao #edr #ciemsul
Startup incubada da UCPel traz inovações para o transporte coletivo
Uma startup incubada do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (Ciemsul/ UCPel) tem trabalhado em uma nova plataforma que se compromete em trazer novidades para o transporte coletivo em Pelotas. A empresa está desenvolvendo o ‘Uber para ônibus’, através do aplicativo ‘Vamos de Go’.

O criador da plataforma é o acadêmico de Engenharia da Computação da UCPel, Gérard Ferreira. Ele explica que a plataforma trará qualidade, segurança e preço justo para os usuários. “As pessoas estão acostumadas a dependerem das empresas e não das empresas dependerem delas. Com o ‘Vamos de Go’, esta lógica será invertida”, destaca Ferreira.

A startup estabelecerá rotas inteligentes e elas serão traçadas a partir das necessidades dos usuários. O itinerário prezará por poucos pontos de embarque e desembarque, mas de forma que não prejudique o passageiro. A empresa irá desenvolver um sistema de bilhetagem eletrônica para que o usuário possa utilizar o serviço de forma segura e individual. Apenas passageiros cadastrados para as rotas poderão utilizar o transporte.

O aplicativo ainda não tem data para ser inaugurado, mas os interessados em utiliza-lo já podem realizar o cadastro no site www.vamosdego.com. Por questões de lei, as pessoas têm de ser previamente inscritas para utilizar os serviços. No momento, o site já conta com mais de 300 cadastrados.

Segundo o criador do aplicativo, um trabalhador gasta em média R$ 150 em passagens durante o mês, sem contar com as voltas para casa no horário do almoço. Com o serviço disponibilizado pela empresa, o usuário tem a oportunidade de utilizar a novidade por R$ 179,90 durante a pré-venda.

A equipe já recebeu cerca de 50 inscrições de motoristas que possuíam documentação e veículos adequados, e após algumas reuniões os primeiros parceiros da ‘Vamos de Go’ já foram selecionados. Os interessados em se tornarem motoristas do novo serviço devem entrar em contato através do site ou dos canais de atendimento – WhatsApp (53) 984563057 e Facebook

Espaço para novas ideias

De acordo com o líder do projeto, o apoio do Ciemsul foi fundamental para o início da startup, visto que a incubadora tem o compromisso de oportunizar a geração de ideias inovadoras da comunidade. “O acolhimento do Ciemsul e da UCPel foi muito importante para nós, pois é a certeza que existem pessoas que acreditam e compram a nossa ideia”, conta. O jovem ainda destaca o fato da UCPel ser uma universidade que aposta no empreendedorismo e em jovens empreendedores. “As universidades precisam mostrar que existe a possibilidade de ser dono do próprio negócio”, finaliza.

O Ciemsul tem interesse em apoiar empreendedores com projetos de empresas nascentes ou empresas já existentes, que apresentarem algum grau de inovação. Mais informações sobre a incubadora da UCPel estão disponíveis no site http://ciemsul.ucpel.edu.br .