Um sistema multiplataforma para gerenciamento de restaurantes foi desenvolvido pelo então aluno da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Timóteo Rico para a conclusão do curso de Tecnologia em Análise de Sistemas. O trabalho teve orientação do professor Mateus Santin e foi apresentado no segundo semestre de 2010. Basicamente, o objetivo do sistema é oferecer diversos recursos para facilitar e dinamizar o gerenciamento diário desse tipo de estabelecimento.
Atualmente, o “Sistema multiplataforma para gerenciamento de resutaurantes com autenticação biométrica” (SMGRAB) é utilizado experimentalmente pelo Restaurante Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde Rico trabalha, atuando como técnico em Tecnologia da Informação pelo Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos (CGIC).
Desenvolvido com plataforma Java - um dos ensinamentos foco do curso da Católica - o projeto é denominado multiplataforma porque roda em diferentes sistemas operacionais, como Linux e Windows. Dentre suas principais funções estão o controle de refeições, pesagens, estoque, informações sobre fechamento de caixa e apresentação de relatórios estatísticos. Rico afirma que as funcionalidades foram desenvolvidas para que também possam se adaptar a qualquer restaurante.
Autenticação biométrica, por sua vez, representa a leitura das impressões digitais dos alunos. No contexto da UFPel, serve para identificar os alunos bolsistas que recebem auxílio-refeição e, portanto, não precisam pagar pela alimentação. Segundo o egresso, isso evita que filas se formem caso os funcionários precisem consultar uma extensa lista de estudantes que possuam o auxílio. Essa integração da biometria com a base multiplataforma foi uma das principais dificuldades para desenvolvimento do trabalho.
Outro aspecto importante levantado pelo ex-aluno é a base do sistema, construído sob softwares livres, o que representa redução de custos por não ser necessário investir na compra de licenças de softwares proprietários, ou seja, pagos. Além disso, o projeto apresenta integração com o setor de comunicação da instituição, uma vez que notícias serão impressas nos comprovantes do restaurante junto a QR Codes - códigos param serem lidos por celulares que redirecionam para o link da notícia na Internet.