/ Notícias / Simuladores de sutura são entregues aos estudantes do curso de Medicina
Simuladores de sutura são entregues aos estudantes do curso de Medicina

Depois de testes com 16 protótipos, os simuladores de sutura desenvolvidos pelo Mestrado de Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC), em parceria com professores do curso de Medicina, foram entregues para os estudantes do terceiro ano de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O kit acompanha porta-agulhas e fios para que os acadêmicos pratiquem a técnica em casa.

Semelhantes à pele humana, os simuladores são feitos à base de borracha de silicone. O professor Everton Granemann Souza, vinculado ao MEEC, explica que os objetos apresentam uma base com tensão ajustável, enquanto o topo é composto por uma mistura mais resistente, a fim de manter as incisões com abertura regulável e evitar rompimentos na superfície durante o fechamento do ponto cirúrgico.

Foram confeccionados 180 simuladores. A estudante Ana Paula Coutinho acredita que o kit irá ajudar na preparação para as provas práticas. “Ele é bem realístico, bom de treinar. É o melhor que poderiam nos oferecer para treinar a sutura”, comenta.

Anteriormente, a UCPel importava os simuladores para uso em sala de aula. “Vai ser importante conseguir simular a sutura dentro de casa. A gente fica seguro durante a pandemia e, ao mesmo tempo, está treinando e podendo aprender a suturar”, fala a acadêmica Taiana Bastos.

Após o uso, caso os alunos desejem descartar os simuladores, podem entregar as peças na Central de Laboratórios da Universidade. “A ideia é que, no futuro, os alunos do novo curso de Engenharia de Produção possam confeccionar e aperfeiçoar esses simuladores”, comenta a professora do MEEC e coordenadora do projeto, Chiara das Dores do Nascimento.

Redação: Max Cirne