Simpósio Internacional de Arquitetura de Computadores e Processamento de Alto Desempenho tem partici
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está presente na organização do Simpósio Internacional de Arquitetura de Computadores e Processamento de Alto Desempenho, que será realizado entre os dias 24 a 27 em Gramado. Na oportunidade, cinco professores da Escola de Informática estarão envolvidos em diversas atividades, como organização, coordenação de comitês de programas, avaliação de trabalhos e apresentação de estudos. Alunos da Escola também devem participar do encontro, que é um dos mais representativos do Brasil na área.
Os docentes Adenauer Yamin, André Du Bois, Marilton Aguiar, Maurício Pilla e Renata Reiser estão envolvidos no evento internacional. Os workshops sob organização da UCPel são “Workshop em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho”, “Linguagens e Ferramentas para Programação Paralela e Distribuída”, “Computação Pervasiva e Ubíqua”, e “Workshop em Educação de Arquitetura de Computadores”. Além dos workshops, a Católica se faz presente também na organização geral do evento. “Para nós, é importante participar dessa organização, porque é uma forte integração com a comunidade científica. Coloca a Universidade em um papel de articuladora na área”, destacou o professor Adenauer Yamin.
De acordo com o professor Maurício Pilla, o simpósio trata da área que se preocupa em resolver problemas de alta complexidade, alto poder de processamento. Alguns exemplos dessa necessidade são a previsão do tempo e a prospecção de petróleo. “A humanidade cada vez mais se propõe a tratar temas complexos. Assim, precisamos utilizar maior poder computacional, já que os computadores convencionais não são suficientes para isso”, disse Yamin.
Estudantes
Além da participação dos professores, alunos de graduação e pós-graduação da Católica apresentam trabalhos no evento. Um exemplo são os alunos Felipe Natale Munhoz (graduação) e Vanessa da Fonseca (mestrado), orientados pela professora Renata com participação dos professores Yamin e Pilla. Os alunos apresentam “Paralelismo no modelo D:GM: Emprego de Grafos de Dependências”.
Trabalho será apresentado também por João Ladislau Barbará Lopes (mestrado) e Fernando Afonso (graduação). Sob o título de “Uma Abordagem Baseada em Ontologias para Sensibilidade ao Contexto na Computação Pervasiva”, o estudo é orientado pelo professor Yamin.
O trabalho “Gerenciamento de Dispositivos de Borda Reconfiguráveis na Computação Pervasiva”, de autoria dos alunos Eduardo Moller (mestrado) e Wagner Al-Alam (graduação) e orientado pelo professor Pilla, também será levado ao evento.