/ Notícias / Simlab fará treinamento para médicos do Centro de Atendimento a Síndromes Gripais
Simlab fará treinamento para médicos do Centro de Atendimento a Síndromes Gripais
19.05.2020 | 15:26 | #medicina #enfermagem #coronavirus
Simlab fará treinamento para médicos do Centro de Atendimento a Síndromes Gripais

O Laboratório de Simulação Realística da Universidade Católica de Pelotas (Simlab/UCPel) promoverá treinamento voltado a médicos e enfermeiros com atuação no Centro de Atendimento a Síndromes Gripais. Dividido em três momentos, a capacitação qualificará equipes para atendimentos em casos suspeitos ou confirmados de síndrome gripal aguda causada pela Covid-19.  

Nesta quarta-feira (20), ocorre a primeira etapa, voltada para estudos de protocolos de atendimento. Nos dias 21 e 22, ocorrerá o treino de habilidades por meio de simulação de baixa fidelidade em manequins no Simlab e uso de respiradores no Hospital Escola da UFPel. A última etapa ocorre nos dias 26 e 29 com simulação de atendimento de alta fidelidade e complexidade também em manequins no Simlab.

De acordo com a professora da UCPel, Ana Cristina Moraes, a capacitação irá recriar ambientes em que será possível simular o atendimento feito em barraca de triagem, consultório médico e sala de emergência. “Através de ações das quais ainda não estão habituados a tratar, médicos estarão aptos para receber pacientes com uma sintomatologia exacerbada”, explica a docente.   

Realizado em parceria com a Prefeitura de Pelotas e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o treinamento tem como principal objetivo orientar profissionais para métodos seguros de manejo de pacientes. “A partir dessas orientações será possível reduzir significativamente o risco de morte de pacientes e de contaminação da equipe”, pontua a docente.


Redação: Rita Wicth - MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?