/ Notícias / Setor de Tecnologia da Informação (STI) faz doação de equipamentos eletrônicos
Setor de Tecnologia da Informação (STI) faz doação de equipamentos eletrônicos
20.07.2012 | 17:06 | #institucional
Setor de Tecnologia da Informação (STI) faz doação de equipamentos eletrônicos
Nesta sexta-feira (20) pela manhã, o Setor de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoveu mais uma doação de equipamentos eletrônicos sem mais serventia para a instituição. Foram 20 CPU’s, três impressoras e diversas placas de computadores entregues ao técnico em Eletrônica aposentado, Carlos Alberto Rapetto, que costuma reaproveitar peças ou dá o destino correto ao material que iria fora.

A ideia de doar os materiais eletrônicos que não têm mais utilidade para a comunidade acadêmica foi uma proposta da coordenadora do STI, Josiane Bulow Gomes e do supervisor de hardware, Leonel Pereira. O objetivo é buscar o descarte correto de materiais eletrônicos. Nos últimos três meses, aproximadamente 80 monitores, 60 CPU’s e mais de 20 impressoras, além de teclados, fontes, roteadores, placas e outros componentes de hardware já foram doados pela Universidade.

Rapetto, que recebeu o material nesta sexta-feira, conta que trabalhou mais de trinta anos na área e não pretende parar tão cedo. Os eletrônicos arrecadados por ele são todos reaproveitados. Peças que estão em boas condições são utilizadas na montagem de novos computadores, o ferro é doado para um ferro-velho e as baterias são depositadas em pontos específicos para sua coleta. “Esse é um tipo de material agressivo para o meio ambiente, então além de contribuir com a natureza eu trabalho e faço o que gosto”, afirmou.

O STI pretende dar continuidade à ação. Na segunda-feira, dia 23, 20 monitores que estão em funcionamento mas não atendem mais às necessidades da Universidade serão doados ao Instituto de Menores Dom Antônio Zattera. De acordo com Josiane, a Universidade está contribuindo com a sustentabilidade. “A UCPel está pensando no futuro. É bom saber que os eletrônicos terão um destino certo”, disse.