No mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está realizando algumas ações voltadas à data. Bate-papo, campanha “Cores que cuidam” e um dia com pets estão na programação. Devido às condições climáticas, o evento Pet Day, que estava programado para sexta-feira (27), está adiado.
Sabendo da importância que os pets desempenham no bem-estar dos tutores, como a socialização, e o quanto reduzem o estresse e a tensão nos ambientes de trabalho, este ano a universidade tornou os bichinhos de seus funcionários ainda mais presentes. Virou rotina receber a visita dos animais na última sexta-feira de cada mês.
Neste dia, seria realizada uma feira de adoção, em parceria com a ONG Amigo Pet. Ao todo, mais de cem bichinhos ainda estão disponíveis para adoção. Para a voluntária Maria Eduarda Iung, que também é acadêmica da UCPel, a causa animal é uma luta diária e toda ajuda é fundamental. “Além de ajuda para infraestrutura, saúde e alimentos, também precisamos de pessoas que queiram fazer uma adoção responsável, que dediquem seu amor e seu tempo, e que principalmente tenham paciência com os cães adotados. Precisamos que garantam um lar seguro e de qualidade para esses animais, que até hoje não sabem o que é brincar, dormir em uma cama quentinha e ter atenção. É disso que eles mais precisam”, aponta.
Organização
Fundada em 2013, a ONG Amigo Pet teve maior visibilidade com a enchente de maio. A onda de solidariedade permitiu que a ONG recebesse muitas doações e novos voluntários, e assim se formou uma nova administração, possibilitando diversas melhorias. Mais animais foram castrados, tratados e vacinados. Desde maio, foram registradas pelo menos 30 adoções.
A necessidade mais urgente, agora, é de doações - tanto em dinheiro, como de materiais - para que seja possível a construção de novos canis, de maneira a oferecer um melhor conforto aos animais abrigados, facilitando, inclusive, os cuidados com todos. A Amigo Pet precisa também de mais voluntários para os atendimentos veterinários, pessoas que entendam a realidade financeira da ONG, garantindo que o calendário vacinal dos animais esteja sempre atualizado.
Para se juntar ao projeto ONG Amigo Pet, você pode acessar o Instagram oficial, @ong_amigopetoficial. Na bio, está disponível o link de acesso à assinatura mensal, ao site, ao grupo de voluntários e às outras redes sociais.
Redação Marcela Santos