/ Notícias / Serviço Social tem mais uma atividade no HUSFP
Serviço Social tem mais uma atividade no HUSFP
30.09.2014 | 16:52 | #servico-social
Serviço Social tem mais uma atividade no HUSFP
Espaço de estágio curricular do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) ficou ainda mais próximo da graduação. No dia 23, alunos da disciplina de Política Social III tiveram uma aula especial na instituição de saúde.

Na ocasião, os alunos observaram os diferentes setores do Hospital, entendido como um espaço sócio-ocupacional de atuação do assistente social. O grupo também participou de um encontro com cinco profissionais da área que atuam no local, momento em que puderam ouvir relatos, analisar situações e questionar sobre o cotidiano dos assistentes sociais em uma instituição de saúde. Na ocasião, foram apresentados três estudos de caso reais e os estudantes puderam fazer suas avaliações, sugerir como agiriam em cada situação e saber, de fato, o que foi feito.

Conforme a professora da disciplina - e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social - professora Vini Rabassa da Silva, a atividade permite uma aproximação entre a perspectiva teórica vista em sala de aula e o espaço onde ela deve ser desenvolvida. "Considerando que a política de saúde pública que se estuda enfatiza o SUS e o HU é, em grande parte, voltado a esse atendimento", pontuou.

Segundo a assistente social do Hospital, Marília Pinheiro, a aula pioneira contribuiu para que os acadêmicos visualizassem a dimensão do trabalho em uma instituição de saúde, que envolve suporte a pacientes e familiares procurando a garantia e o acesso aos direitos.