Uma cooperativa, um centro educativo, uma secretaria municipal e uma associação. Pouca coisa em comum à primeira vista, mas são diferentes ambientes onde a atuação do Serviço Social se faz presente. E foi nesses lugares que uma turma do sétimo semestre do curso da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conheceu mais do trabalho, adaptado às particularidades de cada local. Nos dias 22 e 23, as estudantes visitaram quatro entidades na serra gaúcha.
Na Gerência de Serviço Social da Cooperativa Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves, o grupo foi recebido pela assistente social Marlene Weber e sua equipe. Na ocasião, as alunas conheceram o trabalho do Serviço Social no local, tanto com as famílias dos associados (cooperativados) quanto com funcionários.
A segunda visita foi na Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social do município de Garibaldi. A recepção foi feita pela atual secretária, Adelina Baldissera, que apresentou o trabalho e os projetos desenvolvidos pela prefeitura.
No Centro Educativo Crescer (CEC), em Carlos Barbosa, as estudantes conheceram as atividades da instituição, além da estratégia de parcerias feitas com empresas e com a comunidade. A entidade atende mais de 400 crianças por dia, e tem um orçamento anual de mais de R$ 700 mil.
As visitas encerraram com a Associação Cidadão Atitude, em Bento Gonçalves. Os projetos, a estrutura e a forma de ação da entidade foram apresentados pelo diretor executivo, João Carlos Pereira Júnior, e pela assistente social Larissa Favretto. O planejamento estratégico e a elaboração de projetos têm permitido à Cidadão Atitude expandir suas atividades e captar recursos junto a governos, empresas e comunidade.
As alunas foram acompanhadas pelo professor da disciplina de Administração em Serviço Social, Gilberto Rudi Treptow, e pela supervisora de estágios, assistente social Claire Marie Ribeiro Soares.