/ Notícias / Serviço Social propõe Seminário sobre Soberania Alimentar
Serviço Social propõe Seminário sobre Soberania Alimentar
23.06.2015 | 14:28 | #servico-social
Serviço Social propõe Seminário sobre Soberania Alimentar
Terra, água e alimento estão nas mãos de quem? O que eu tenho a ver com isso?  Essas são as perguntas que norteiam o seminário - tem como nome justamente essas questões -, promovido pelo curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O encontro, que busca, além de discutir os assuntos, fomentar a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, irá ocorrer no dia 28 de agosto. As inscrições estarão abertas em breve.

O evento terá lugar no Auditório Dom Antônio Zattera. Pela manhã, o destaque será a presença do líder estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Marco Antônio Trierviler. Ele falará sobre a concentração de água no país e outras implicações relacionadas aos recursos hídricos.

À tarde, o assunto em foco será o Plano Camponês, uma demanda construída pelos movimentos sociais campesinos que está caminhando para se tornar um programa de governo. O tema será explanado por representantes da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e do Movimento Sindical Estadual. Também à tarde ocorrerão as oficinas temáticas, que serão divulgadas em breve.

À noite, a atração será a presença da assistente social Wanda Hirai, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Antônio Andrioli, vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Eles falarão sobre soberania alimentar.

De acordo com a professora Cristine Ribeiro, a intenção é chamar a sociedade civil a problematizar três questões fundamentais para a implementação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar. O órgão já existe em locais como Rio Grande e São Lourenço, mas ainda não foi fundado em Pelotas, embora existam articulações anteriores. Segundo a professora, a sociedade sofre com o problema de distribuição de alimento, reforçando a situação de pobreza. "Quando a sociedade se organiza, ainda não há um local legítimo para demandar algumas coisas", pontuou. Todos os interessados no tema, inclusive aqueles que já discutem essas questões, são convidados a participar.

O encontro é promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Questão Agrária, Urbana e Ambiental, do curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da UCPel. O evento tem a parceria do MST, do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Levante da Juventude, Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic), Cáritas Arquidiocesana, Capelania da UCPel, gabinete do vereador Ivan Duarte e outros.