/ Notícias / Serviço Social promove oficina sobre juventude
Serviço Social promove oficina sobre juventude
11.04.2013 | 16:33 | #servico-social
Serviço Social promove oficina sobre juventude
A cada mês, acadêmicos do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) se reúnem para debater uma temática com foco interdisciplinar. No encontro que ocorreu nesta quarta-feira (10), foi a vez dos alunos do terceiro semestre mostrarem aos seus colegas diversas problemáticas enfrentadas por jovens na busca da construção da identidade junto aos seus grupos. A oficina integra uma disciplina que faz parte da estrutura curricular do curso, e serve para proporcionar a criação do vínculo entre a teoria vista na sala de aula e a prática.

A acadêmica do curso e uma das responsáveis pelo trabalho, Jéssica dos Santos, explicou que os temas são inspirados, geralmente, na Campanha da Fraternidade. “Mensalmente alunos de outros semestres do curso apresentam aos demais um tema pesquisado por eles”, informa.

Para o professor e coordenador da disciplina, Jairo Nogueira, as oficinas interdisciplinares oferecem aos participantes uma leitura teórica que proporciona a vinculação com a prática social. “A disciplina também auxilia os participantes a pensarem na forma de como o tema será apresentado e ainda como será organizado o encontro”, aponta.

A estudante Rita Pizarro avaliou a atividade como positiva, visto que muitas vezes os encontros antecipam teorias que ainda não foram apresentadas na sala de aula. Além do conteúdo preparado pelos acadêmicos do terceiro semestre, a oficina também contou com a presença de representantes de grupos de jovens que trabalham temáticas como esporte, rap e integrantes da Pastoral da Juventude, que relataram suas experiências. Participou também da atividade a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da UCPel, professora Vini Rabassa da Silva.