/ Notícias / Serviço Social promove Oficina Coletiva aberta sobre o contexto de seus 50 anos
Serviço Social promove Oficina Coletiva aberta sobre o contexto de seus 50 anos
16.11.2012 | 15:57 | #servico-social
Serviço Social promove Oficina Coletiva aberta sobre o contexto de seus 50 anos
Serão cinco décadas de história, revisitadas em relatos de egressos, e todo o contexto da defesa dos direitos sociais durante esse tempo. A Oficina Coletiva do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) neste mês terá como tema Ação Profissional em Defesa dos Direitos Sociais: 50 anos de História do Curso de Serviço Social da UCPel. O encontro, que ocorre na noite do dia 21, é aberto a todos os interessados.

Cinco convidados, cada qual representante de uma década, fará seu depoimento. Na fala, impressões sobre o período em que estudou, a ação e a forma como o curso preparava para a defesa dos direitos sociais nas diferentes etapas. Antes do relato pessoal, acadêmicos do Serviço Social de hoje farão um painel de contextualização histórica com vídeos, música, fotos e outros recursos.

O período de 1962 a 1971 será apresentado pelas lembranças de Alceu Salamoni, professor nos anos iniciais do curso, que foi assistente social da Prefeitura e também secretário de Planejamento e Serviços Urbanos.

A década de 1972 a 1981 terá o relato de Regina Lerner da Silveira, que atuou em diversos campos, dentre eles o Sesi, o Fórum de Pelotas e o Hospital Espírita.

Fernando Alt, que atua no Fórum de Pelotas e na Vara da Infância e da Juventude, falará dos anos 1982 a 1991.

De 1992 a 2001, o relato será de Stephanie Baptista, assistente social da Universidade Federal de Pelotas e mestre em Política Social pela UCPel.

A década de 2002 a 2011 será trazida pela também mestre em Política Social pela UCPel e assistente social da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Fernanda Fonseca.

Para falar do curso nos dias atuais, estará presente a aluna do quarto semestre Danielle Miguelis.

Após os relatos, haverá momento cultural com apresentação de poesia sobre o curso, de autoria do aluno Jonas Erdmann, e música vinculada a questões sociais com a também aluna Natália Grillo.

A Oficina Coletiva ocorre na sala 425 C do Campus I (rua Gonçalves Chaves, 373), às 19h15min e é aberta a todos os interessados no curso. A organização é dos estudantes da disciplina Oficina Profissional IV sob orientação da professora Vini Rabassa da Silva.