O curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) terá programação especial para comemorar o dia do assistente social. Marcado para ocorrer em 18 de maio, a partir das 18h no saguão do Campus I, a Mostra do Serviço Social terá em sua programação cine debate, mateada, panfletagem e exposição. A luta antimanicomial, que também tem em 18 de maio seu dia nacional de luta, integrará a programação do evento.
A mostra está sendo organizada por acadêmicos e professores do curso, que é o mais antigo do interior do Estado, com 54 anos de atividade. “Neste ano também comemoramos 80 anos da existência do serviço social no Brasil. O curso da UCPel sempre foi vanguarda na aplicação das mudanças e se manteve atualizado”, lembra a coordenadora do curso de Serviço Social, professora Andrea Heidrich.
Na programação do evento haverá espaço para apresentação de diversas bandeiras defendidas pelos alunos, orientações para prevenção do zika vírus e mostra com trabalhos desenvolvidos pelo curso e, em especial, pela disciplina de Oficina Coletiva, que neste semestre trabalha o tema saneamento básico. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Escola da UCPel também irá participar através apresentação musical e exposição de trabalhos.
A atividade está sendo organizada para mostrar à comunidade da UCPel o campo de atuação do assistente social. “O curso sempre realizou atividades voltadas para a reflexão e o debate. Nesse semestre queremos também dar mais visibilidade para as nossas ações”, explicou a coordenadora.
Celebração
O dia da assistente social é comemorado em 15 de maio. Devido aos 80 anos de atividade exercida no Brasil, o Conselho Federal do Serviço Social lançou uma campanha que retrata a transformação do serviço social ao longo de sua existência. O material gráfico pode ser acessado através do
site.