Com o propósito de debater temas que se relacionam com a Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Superação da Violência”, o curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove o painel "Violência: desafios epistemológicos a partir de um panorama sobre mortes sob custódia prisional". A atividade ocorrerá no dia 02 de maio, às 19h15min, na sala 334C, e é proposta pela Oficina de Formação Profissional.
O responsável por ministrar o evento será o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel), professor Luiz Antônio Bogo Chies. O convidado irá apresentar dados de uma pesquisa realizada pelo Grupo Interdisciplinar de Trabalhos e Estudos Criminais Penitenciários (GITEP). Conforme explica a coordenadora do curso, professora Carla Graziela Barcelos, o estudo aponta questões de caracterização das mortes que ocorrem nos presídios.
Como a temática trabalhada pela disciplina durante esse semestre tem relação com a Campanha da Fraternidade, a ideia é discutir a violência sob o conhecimento do serviço social, explica a coordenadora. “Queremos debater de que forma essa violência é produzida e reproduzida diante da organização societária em que vivemos”, adianta.
De acordo com Barcelos, é importante a participação da comunidade acadêmica, visto que o evento gera a possibilidade de fomentar uma reflexão diferenciada acerca do assunto. “É preciso criar atividades que façam os acadêmicos pensarem além da percepção superficial”, afirma.