/ Notícias / Serviço de Psicologia mapeia rede de serviços do município
Serviço de Psicologia mapeia rede de serviços do município
20.07.2012 | 18:31 | #servico-social
Serviço de Psicologia mapeia rede de serviços do município
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), por intermédio de seu Serviço de Psicologia, está organizando um mapeamento da rede de serviços do município. A equipe responsável pelo trabalho é formada pela coordenadora do Serviço, professora Maria Clara Salengue; a coordenadora da Clínica Psicológica e do ambulatório do Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, Alessandra Almeida; e a assistente social da Clínica Psicológica, Carolina Bunde.

De acordo com Carolina, o mapeamento conterá informações sobre os serviços prestados por instituições pelotenses na área de saúde, educação, cidadania e assistência. Assim, o instrumento será uma alternativa aos usuários do Serviço de Psicologia da UCPel que não necessitam apenas de atendimento psicoterápico. O Serviço de Psicologia compreende o ambulatório do Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Escola, Clínica Psicológica, Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Fátima e Pestano. “Nem todo atendimento é psicoterapia. Há usuários que chegam até nós por essas portas de entrada, mas precisam é de um atendimento na área de cidadania ou geração de emprego e renda, por exemplo”, destacou Maria Clara. “A intenção é promover e facilitar o acesso dos usuários a esses serviços”. 

Para a conclusão do trabalho, cujo prazo otimista é o fim deste ano, a equipe busca atualizar informações sobre serviços já conhecidos na cidade e encontrar as chamadas iniciativas invisíveis, ou seja, que não têm tanta visibilidade e, por isso, não foram ainda catalogadas. Muito do material já coletado foi reunido por alunos do curso de Psicologia da Universidade na disciplina Estágio Básico, do quinto semestre, em que os estudantes têm contato direto com a comunidade que frequenta as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Fátima e Pestano e o ambulatório do Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite. 

Após a apuração, a ideia é reunir todo o material numa cartilha e disponibilizar as informações, também, na Internet. “Até para o próprio usuário, é importante ter um panorama das instituições da cidade, em termos de saúde e assistência”, comentou Alessandra.

Instituições que queiram colaborar com informações para o mapeamento podem entrar em contato com a equipe organizadora pelo e-mail mapeamento.sp@ucpel.edu.br.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?