/ Notícias / SENALE receberá grandes nomes na área de linguagem e ensino
SENALE receberá grandes nomes na área de linguagem e ensino
Com data marcada para ocorrer entre os dias 16 e 18 de novembro, o VIII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (SENALE) será realizado mais uma vez na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Chegando à sua oitava edição, o Seminário tem novidades como a inclusão da categoria pôsteres, na qual alunos de graduação irão apresentar trabalhos. O evento, que tem como tema ‘Linguagem, Identidade e Práticas Sociais’, contará com a presença de profissionais renomados da área, reconhecidos em todo o país.

(Foto: Professor José Luiz Fiorin (USP) e a professora Aracy Ernst (UCPel) na última edição do evento. Fiorin será também um dos destaques da oitava edição).

Mais de 350 pesquisadores, professores e acadêmicos deverão participar do evento, que além da apresentação de pôsteres, terá também a realização de palestras, mesas redondas, comunicações em simpósios e minicursos. Nomes como Bethania Mariani (UFF), José Luiz Fiorin (USP), Norma Discini (USP), Suzy Lagazzi (UniCamp), Freda Indursky (UFRGS), Susana Funck (UFSC), Rodrigo Borba (UFRJ), Dermeval da Hora (UFPB), Pedro de Souza (UFSC), Eleonora Albano (UniCamp) estão confirmados no Seminário, além de outros expoentes da área.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Aracy Ernst, o sucesso do Seminário, existente desde 1997, se dá pela interface feita com o ensino. “O SENALE faz relação entre a teoria e a prática escolar. E é por isso que tanto os profissionais quanto os acadêmicos recebem muito bem a ideia de realização do evento, que sempre conta com grande adesão”, comemora.

A oitava edição do SENALE é promovida conjuntamente pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UCPel), pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pelo curso de Pós-Graduação Lato Sensu Linguagens Verbo-Visuais e Tecnologias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).

Inscrições

As inscrições como ouvinte podem ser feitas através do site ucpel.edu.br/senale/2016. Até o dia 16 de novembro, os valores de inscrição são de R para professores da educação básica e para alunos de graduação, R0 para os de pós-graduação e R0 para professores, pesquisadores e demais interessados. Após essa data, professores da educação básica e alunos de graduação pagam R$ 60, alunos da pós-graduação R0 e professores, pesquisadores e demais interessados R$ 200. Mais informações sobre o evento assim como a programação completa está disponível no site.

Mestrado e doutorado

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe inscrições para seus Programas de Pós-Graduação stricto sensu. São oferecidas vagas para mestrado e doutorado em Saúde e Comportamento (PPGSC) e Política Social (PPGPS). Também estão com inscrições abertas os cursos de mestrado em Letras (PPGL), em Engenharia Eletrônica e Computação e o Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.

Descontos de 10% a 50% para todos os alunos dos cursos de mestrado e parcelamento estendido para os de doutorado são vantagens oferecidas para aqueles que optarem pela UCPel.  As inscrições para todos os programas podem ser realizadas até o dia 18 de novembro, e devem ser feitas através do site ucpel.edu.br/mestradoedoutorado, mesmo endereço em que estão disponíveis os editais com demais informações. A taxa é de R$ 170,00.