/ Notícias / Senale encanta participantes
Senale encanta participantes
Alto nível de discussões e uma recepção calorosa encantaram palestrantes e ouvintes do 7º Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (Senale). Organizado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o evento, que ocorreu de 03 a 05 de outubro, mobilizou cerca de 750 inscritos e 16 palestrantes de diversas partes do Brasil e do Mercosul.

Foram contempladas em palestras e mesas redondas diferentes áreas dos estudos de linguagens. Entre os temas estavam Análise do Discurso – com a presença da maior autoridade brasileira do assunto, a professora Eni Orlandi -, Enunciação – com o professor da Universidade de São Paulo (USP) José Luiz Fiorin -, Fonologia, Sociolinguística, Literatura e Linguística Cognitiva.

O evento extrapolou a área de Letras. Dentre os participantes, que vieram de locais como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Santa Catarina e do Uruguai, estavam estudantes e profissionais de Sociologia, Educação, Filosofia e outras Ciências Humanas. A primeira mesa redonda do encontro foi, inclusive, multidisciplinar. Participaram uma psicanalista, um filósofo e uma analista do discurso, que falaram sobre Sujeito e linguagem na Contemporaneidade.

Entre as inovações desta edição, estavam a presença de uma palestrante internacional – Constanza Padilla de Zérdan, da Universidade Nacional de Tucumán, Argentina – e um minicurso sobre Língua Brasileira de Sinais (Libras). Foram inscritos em torno de 550 trabalhos.

A comissão organizadora foi composta pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel, Aracy Ernst (presidente), Adail Sobral e Vilson Leffa.

A presidente classificou o evento como excelente, especialmente porque os presentes demonstraram sentir-se acolhidos. “Não poderíamos esperar sucesso maior. Sensibiliza profundamente a vinda à Pelotas da maior parte das regiões do país. As pessoas saíram encantadas”, destacou.

De acordo com a professora, em especial o encerramento do evento foi marcante. Isso porque um auditório lotado aplaudiu de pé o professor da USP, José Luiz Fiorin, que se emocionou. “A programação foi aprovada, a audiência foi muito boa e os palestrantes estavam encantados. Foi indescritível”, resumiu Aracy, ao creditar o sucesso ao envolvimento de vários segmentos da Universidade.

Certificados e anais
Os certificados do Senale serão disponibilizados on-line em breve. Em caso de necessidade de um atestado de participação, este poderá ser solicitado à comissão organizadora pelo e-mail do evento (senale@ucpel.tche.br).

Atendendo a pedidos, a comissão prorrogou o prazo para a entrega de trabalhos apresentados no encontro até o dia 31 de outubro.