/ Notícias / Seminário sobre Terceira Idade é realizado na UCPel
Seminário sobre Terceira Idade é realizado na UCPel
26.03.2013 | 17:08 | #institucional
Seminário sobre Terceira Idade é realizado na UCPel
Na manhã desta terça-feira (26), foi dado início ao 3º Seminário Regional de Capacitação da Rede de Proteção e Atendimento à Pessoa Idosa, no Campus II da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O evento é uma realização da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos em parceria com a Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e tem o apoio da Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos.

“Temos que tornar o tema ‘idoso’ parecido com o tema criança e adolescente”, disse o representante da Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos, Dionísio Kuchinski, na abertura do Seminário. A coordenadora do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) da UCPel, Sulanita Arruda, aproveitou o momento para fomentar a atenção ao idoso na cidade. “Nós esperamos que daqui saia uma proposta para montar uma política municipal do idoso. Que saiam boas ideias e que se possa ensinar a arte de bem envelhecer”.

A primeira palestrante do evento, Dinara Hansen, da Unicruz, ministrou o tema O Processo de Envelhecimento Humano. Dinara é ligada a área da saúde e falou sobre a capacitação dos profissionais da rede pública no atendimento direto e indireto ao idoso e quais as principais mudanças no envelhecimento humano. “Compreender que é envelhecer e não adoecer”, explicou a fisioterapeuta.

O 3º Seminário Regional de Capacitação da Rede de Proteção e Atendimento à Pessoa Idosa contou também com a participação de grupos que trabalham com atendimento voltado para a terceira idade. Ao todo, serão 25 seminários em municípios do Rio Grande do Sul.