Um itinerário espiritual às vésperas da maior festa da cristandade. Os caminhantes que adentrarem o Seminário São Francisco de Paula entre os dias 08 e 14 de dezembro percorrerão um cenário de luzes e emoções. O reitor do Seminário, padre Antônio Reges Brasil, anunciou, na manhã de hoje (26), o evento “Noite Feliz”. A proposta trará diversas atrações. O evento é alusivo às comemorações dos 70 anos de fundação do Seminário e 50 anos de ordenação sacerdotal do bispo diocesano e chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), dom Jayme Chemello.
Jesus nasceu em Belém, há 2008 anos atrás. No entanto, o lugar para refletir sobre Sua presença entre os homens será o Seminário. Lá, o “Noite Feliz” apresentará, sempre às 20h30min, uma trilha no bosque. Vozes dos Profetas do Antigo Testamento narrarão o acontecimento mais marcante da história da humanidade.
O “Itinerário do Advento”, sombrio e austero, desembocará numa clareira onde, a cada noite, grupos das Paróquias e Movimentos Leigos se revezarão representando o Presépio Vivo. Dali partirá o Caminho de Luz, marcado pela alegria da Boa Notícia anunciada pelos anjos aos pastores de Belém. Esse caminho será interligado ao Caminho do Evangelho, a Boa Nova anunciada pelas crianças da Infância Missionária e da Catequese, que preparam painéis artísticos trazendo o núcleo da Pregação de Jesus.
Chegando ao Espaço Cultural, o público encontrará, a cada noite, uma variada programação, onde a arte ligada ao Mistério do Natal transforma em beleza o que foi anunciado pela fé. Corais, teatro, bandas, poesia e outras atrações abrilhantam o espetáculo.
À frente do Seminário será instalada uma feira de artesanato de Natal e praça de alimentação, para quem quiser estender o convívio com a família e amigos. Além disso, a Capela estará permanentemente aberta, em clima de oração e reflexão.
Viver o sentido do Natal
O reitor do Seminário destaca a necessidade de vivência de um Natal com sentido espiritual. “O tempo do advento é precioso para a Igreja, e é uma marca importante retomar o sentido profundo do Natal: o nascimento de Cristo. O Natal acabou se tornando muito comercial, tendo o Papai Noel como centro”, explicou. Segundo ele, a proposta é de suscitar nas pessoas a visão de que o maior presente é Jesus. “Não podemos esquecer que o verdadeiro dom do Natal é Jesus. Sem Ele, outros presentes são fugazes. O homem não se realiza no ‘ter’ mas no ‘ser’”, salientou.