A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza no dia 9 de setembro, no Auditório Dom Antônio Zattera, a segunda edição do Seminário Terra, Água e Alimento. O evento é promovido pelo Observatório dos Conflitos da Cidade, Grupo de Estudo e Pesquisa em Questão Agrária, Urbana e Ambiental, pelo curso de Serviço Social e pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social da UCPel. A atividade discutirá os direitos dos cidadãos, sob o tema “De quem é a cidade?”. Serão discutidos assuntos do dia a dia, como a acessibilidade às pessoas com deficiência, a questão dos indígenas no município, carroceiros e senegaleses.
O evento, que é coordenado pela professora do curso de Serviço Social, Cristine Ribeiro, contará com cinco Grupos de Trabalho (GT): Direito das comunidades tradicionais, Direito ao alimento, Direito à rua, Direito à mobilidade e Direito de ocupar. Além dos GT’s, ocorrerão palestras e mesas-redondas com professores universitários, como a ex-secretária de Mobilidade Urbana de Pelotas, Josiane Almeida, a arquiteta e urbanista Cláudia Favaro, membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), e do advogado Jacques Távora Alfonsin.
As inscrições custam R$ 16 e podem ser feitas pelo
link até o dia do evento. A participação na atividade rende certificado de 10 horas. Quem optar por participar da atividade sem certificação, não paga inscrição.
Confira a programação:
8h - Credenciamento
8h45min - Mística
9h - Mesa de abertura - Painel Plano diretor da cidade de Pelotas
11h30 - Encerramento
13h30 - Acolhida cultural
14h às 18h - GT’S temáticos: De quem é a cidade?
19h - Relatoria dos GT's Painel : Reforma urbana e agrária
21h - Debate
22h - Encerramento