/ Notícias / Seminário permanente do PPGPSDH reúne institutos de pesquisa da América Latina
Seminário permanente do PPGPSDH reúne institutos de pesquisa da América Latina
Seminário permanente do PPGPSDH reúne institutos de pesquisa da América Latina

As realidades sociopolíticas dos países latino-americanos serão objeto de análise do Seminário Permanente - Emancipações Latino-americanas: entre utopias e distopias. Evento internacional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) promove o primeiro encontro nesta segunda-feira (25), às 19h, via Google Meet. O conferencista será o professor Olmedo Beluche, da Universidade do Panamá.  

Idealizado a partir da articulação centroamericanista, O Istmo, - organização de pesquisas sociopolíticas, produções culturais e de comunicação sobre a região da América Central -, o projeto começa de forma experimental com três encontros, nos dias 25 de outubro, 23 de novembro e 14 de dezembro. 

Conforme o professor do PPGPSDH e responsável pela aproximação dos pesquisadores, Aleksander Aguilar-Antunes, a articulação do Istmo com a Associação Latino-americana de Sociologia (ALAS) e com o Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO) poderá servir como plataforma à contribuição permanente de pesquisas desenvolvidas pelo PPG da UCPel em parceria com a comunidade acadêmica latino-americana. 


Encontros 

Aberto a interessados, os temas dos três encontros tratam de atualidades sociopolíticas dos países latino-americanos. “Também  expressam as discussões sobre horizontes e presente utópicos/distópicos no continente, ilustram as práticas e definições da ideia de ‘emancipação’”, comenta Aguilar-Antunes.

Nas três primeiras conferências, os assuntos estarão associados a questões de maior ligação com a América Central. Para os próximos períodos do projeto, outras regiões latino-americanas terão enfoque. ”Essas conexões ajudam a posicionar nosso PPG no mapa das grandes discussões científico-acadêmicas no campo das Humanidades na América Latina”, diz.

No encontro desta segunda-feira (25), o professor da Universidad de Panamá, Olmedo Beluche, vai abordar ‘Estado, nación e identidad en los bicentenarios de América Latina: el caso de Panamá’. No dia 23 de  novembro, a professora Melissa Salgado, da Universidad Centroamericana, tratará sobre ‘Bitcoin en El Salvador: el país laboratorio de las criptomonedas’

Encerra a primeira etapa do Seminário a participação do professor Nayar López, da Universidad Nacional Autónoma de México, no dia 14 de dezembro, sobre ¿El verdadero muro es México?- conflictos interestatales sobre las migraciones centroamericanas. Todas as atividades ocorrem às 19h, via link do Google Meet


Parceria Internacional 

No Brasil, liderada pelo Grupo de Pesquisa Emancipação: trabalho, saberes, outras economias, movimentos sociais e democracia, do PPGPSDH/UCPel, a conexão com outros grupos de pesquisadores latino-americanos vai posicionar o Programa da UCPel em redes de trabalhos acadêmicos internacionais, acredita do professor Renato Della Vechia.

“No campo das ciências humanas, nossa preocupação é analisarmos a quem serve esse conhecimento, como são constituídos os mecanismos de dominação e reprodução de poder no mundo, para que possamos contribuir na constituição de relações econômicas e políticas mais simétricas e menos injustas”, explica Della Vechia.

Conforme destaca o professor Aguilar-Antunes, a ALAS e o CLACSO são responsáveis pela articulação de instituições de pesquisa científica, de encontro de cientistas sociais e de formação de redes de trabalho relevantes no marco internacional. “Reúnem milhares de pesquisadores, professores, estudantes e centenas de programas de pós-graduação de toda América Latina”, diz.

Essas instituições, são responsáveis pela organização de  congressos, projetos de pesquisa, redes de trabalho, concursos de publicações, editais e convocatórias para financiamento de trabalhos, além de outras ações que contribuem para a promoção do pensamento crítico em todo o continente.


Redação: Rita Wicth - MTB 14101 

 

 

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?