/ Notícias / Seminário no dia 28 discute soberania alimentar
Seminário no dia 28 discute soberania alimentar
Nesta sexta-feira (28), o debate na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) será em torno da soberania alimentar. O Seminário Terra, água e alimento estão nas mãos de quem? O que eu tenho a ver com isso? terá lugar no Auditório Dom Antônio Zattera e mobilizará acadêmicos na resposta a essas perguntas.
O evento começa às 8h e estende-se até as 22h. Além de discutir as questões principais, o encontro também busca fomentar a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar.

Pela manhã, haverá mesa-redonda abordando o tema Problematizando as Questões Hídricas, com o líder estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Marco Antônio Trierviler, e a professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Lucia Anello.

À tarde, o tema será O Plano Camponês e os Movimentos Sociais, com o representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Leandro Noronha e da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTMRS), Milton Viário.

À noite, o tema principal será Segurança e Soberania Alimentar, abordado pela professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Wanda Hirai, e Salete Carollo, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST Vila Campesina).
Constam ainda, na programação, oficinas, momentos de perguntas e apresentações artísticas.

A pré-inscrição pode ser feita pelo e-mail projetodepesquisaucpel@gmail.com. O pagamento da taxa de inscrição, de R$ 10,00, será feito no momento do evento. Outras informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook.

O encontro é promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Questão Agrária, Urbana e Ambiental, do curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da UCPel, em parceria com o Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC) e a Capelania da UCPel, a Cáritas Arquidiocesana, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET), Sistema de Cooperativa de Crédito CREHNOR, movimentos sociais e sindicais e outros apoiadores.