/ Notícias / Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino reúne pesquisadores na UCPel
Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino reúne pesquisadores na UCPel
28.04.2010 | 15:46
Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino reúne pesquisadores na UCPel

O Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tornou-se um foco de convergência para troca de ideias sobre os estudos de linguagem e sua relação com a sala de aula. Participantes de diversos locais do Brasil reuniram-se na manhã do dia 28 para tratar do assunto durante o 6º Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (SENALE), promovido pela UCPel. O evento prossegue até o dia 30.

“Que cada um dos presentes consiga encontrar suas respostas entre o que é produzido no meio acadêmico e a sala de aula”, desejou, na cerimônia de abertura, a coordenadora do evento, professora Aracy Ernst-Pereira. “O reconhecimento de que esse é um espaço riquíssimo de discussão é a presença dos palestrantes”, salientou, ainda. O evento recebe alguns dos mais renomados pesquisadores da área de Letras.

Essa interação foi uma das razões que motivou a professora de ensino fundamental da rede estadual e tutora da Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Marília Dias Treicha, a participar do SENALE. “Fiquei curiosa para ver os autores que estou lendo e conhecê-los pessoalmente”, disse. Formada em Letras há três anos, ela busca reaproximar-se dos debates na área. “Precisamos saber o que está sendo falado ou pesquisado, para poderemos discutir”, afirma. Marília irá aproveitar o SENALE para divulgar sua pesquisa, que trata da inserção da literatura no ensino fundamental. “A proposta é saber como isso reflete no ensino médio, e como os professores influenciam”, explicou.

Recolher impressões sobre seu trabalho também é a intenção da professora Gisele Domith, que veio de Minas Gerais para participar do encontro. Docente da Faculdade Pitágoras, de Ipatinga, Gisele veio à Pelotas apresentar sua pesquisa de doutorado e ouvir ideias variadas que outros participantes possam ter a respeito. “Aqui encontrei um espaço de discussão. Vim para esse evento porque a UCPel é referência, possui professores renomados e uma publicação forte. Isso faz com que o evento ganhe destaque”, salientou.

A professora apresentou hoje (28) seu trabalho, cujo foco são questões de ensino-aprendizagem de língua inglesa a partir de uma interface entre a linguística aplicada e a análise do discurso. “Se a gente pesquisa e deixa tudo guardado, não é ciência. Devemos socializar para gerar frutos. Estou aqui para saber o que as pessoas pensam sobre o meu trabalho”, explicou.

Práticas de Leitura
A 6ª edição do SENALE teve início com a palestra da professora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mónica Zoppi-Fontana. A pesquisadora falou sob a ótica da abordagem que mostra a formação do leitor ligada a um conjunto de relações com condições históricas, de produção e circulação de discursos, contextos nas suas mais diversas materialidades simbólicas e também com o autor, num jogo de imagens e antecipações. Mónica pesquisa na UNICAMP a série de relações entre texto, discurso, ideologia e história, considerados na produção de material didático multimídia.

Confira a programação dos próximos dias:

Quinta-feira, 29 de abril

Manhã
8h30min - Palestra “A produção de conhecimento: a análise de texto na escola”, com Eduardo Guimarães (UNICAMP)
9h30min - Intervalo
10h - Mesa-Redonda “Metodologia, ensino e pesquisa em aquisição da linguagem”.
Coordenação: Carmen Lúcia Matzenauer (UCPel)
Participantes: Ana Ruth Moresco Miranda (UFPel), Giovana Ferreira Bonilha e
Mirian Rose Brum-de-Paula (UFPel) e Maria Bernadete Abaurre (UNICAMP)
11h30min às 12h30min - Apresentação das comunicações

Tarde
14h - Mesa-Redonda “Discurso, metodologia e ensino: um entrecruzamento possível”
Coordenação: Márcia Zimmer (UCPel)
Participantes: Freda Indursky (UFRGS), Hilário Bohn (UCPel) e Maria José Coracini (UNICAMP)
15h30min - Intervalo
16h - Minicursos
19h - Lançamento de livros

Sexta-feira, 30 de abril

Manhã
8h30min - Palestra “Metodologias qualitativas e quantitativas na pesquisa: a linguística de corpus”, com Stella Tagnin (USP)
9h30min - Intervalo
10h - Mesa Redonda “Literatura e ensino”
Coordenação: Eliane Amaral Campello (UCPel)
Participantes: Luiz Rohden (UNISINOS), Maria Eunice Moreira (PUCRS) e Susana Bornéo Funck (UFSC)
11h30min às 12h30min - Apresentação de comunicações

Tarde
14h – Mesa Redonda “Dimensão metodológica da análise de textos”
Coordenação: Aracy Ernst-Pereira (UCPel)
Participantes: Marlene Teixeira (UNISINOS), Valdir Flores (UFRGS) e Leci Borges Barbisan (PUCRS)
16h - Intervalo
16h30min – Mesa Redonda “A pesquisa serve de fundamento para o ensino de língua(s)?”
Coordenação: Raquel Recuero (UCPel)
Participantes: Adail Ubirajara Sobral (UCPel), Ana Zandwais (UFRGS) e Ubiratã Kickhöfel Alves (UCPel)

Minicursos
“Reflexões sobre a aquisição e o ensino da ortografia”, com Ana Ruth Moresco Miranda (UFRGS)
“O funcionamento da contradição: dos pressupostos das teorias linguísticas à Análise do Discurso”, com Ana Zandwais (UFRGS)
“Processos de significação em objetos textuais”, com Freda Indursky (UFRGS)
“Enunciação e macrossintaxe: aspectos metodológicos de pesquisa em semântica e sintaxe”, com Luiz Francisco Dias (UFMG)
“Veredas filosóficas em João Guimarães Rosa”, com Luiz Rohden (UNISINOS)
“Contribuições da fonologia para a análise de dados da escrita inicial”, com Maria Bernadete Abaurre (UNICAMP)
“Língua e discurso: representações sociais”, com Maria José Coracini (UNICAMP)
“Corpora online no ensino e na pesquisa”, com Stella Tagnin (USP)
“A mulher na mídia impressa”, com Susana Bornéo Funck (UFSC)
“Os aspectos da enunciação em Émile Benveniste”, com Valdir Flores (UFRGS)

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?