/ Notícias / Seminário internacional tem representação da UCPel
Seminário internacional tem representação da UCPel
11.09.2012 | 17:42 | #institucional
Seminário internacional tem representação da UCPel
O diretor do Centro Politécnico da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professor Paulo Guterres, representou a Instituição no 7º Seminário Internacional Inovação, Universidade e Prestação de Serviços.

O evento realizado nos dias 29 e 30 de agosto na Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, reuniu representantes de diversas instituições de ensino do mundo. Entre os países envolvidos estavam México, Estados Unidos, Finlândia e Chile.

Na oportunidade, foi debatida a possibilidade de gerar universidades empreendedoras e inovadoras no Rio Grande do Sul, nas quais sejam empregados financiamentos de empresas e apoio governamental para o desenvolvimento de cursos e pesquisas de graduação. O investimento também propiciaria a compra de equipamentos mais modernos e o aperfeiçoamento profissional de professores.

No contexto do novo planejamento estratégico da UCPel, cuja postura institucional incentiva à transformação, Guterres disse considerar que o evento acrescentou muito. O professor ressaltou que as discussões foram baseadas nas formas viáveis de aplicação do modelo “Hélice Tríplice”, adotado em outras localidades e que vem dando resultados positivos. A “Hélice Tríplice” é composta por três estruturas fundamentais – governo, universidades e empresas -, sendo essa última a que direciona as ações das universidades, dando o devido suporte para a formação dos estudantes, direcionando pesquisas e atividades voltadas para a profissionalização e aperfeiçoamento de técnicas para o mercado de trabalho.

“Os modelos apresentados no Seminário são aplicados em diversos países e vêm obtendo grandes êxitos. As empresas pautam o desenvolvimento dos estudos, melhorando a capacitação para o mercado de trabalho e, também, a infraestrutura oferecida nas universidades”, disse Guterres, ao salientar que as instituições que adotam o modelo de “Hélice Tríplice” desenvolvem grandes parcerias de pesquisas, dando suporte umas as outras em equipamentos e profissionais envolvidos.

De acordo com o professor, através do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) e da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC), a UCPel busca parcerias para avaliar os cursos e remodelá-los conforme as necessidades do mercado. O Centro de Incubação de Empresas da Região (Ciemsul) da Universidade também terá seu foco ainda mais direcionado para o desenvolvimento tecnológico. “A meta é transformar as empresas incubadas em Núcleos de Inovações Tecnológicas (NIT) e, posteriormente, em parques tecnológicos, atraindo diversas empresas”, finalizou.