Qual é o valor da vida? Essa é a grande questão que será debatida nas nuances médica, filosófica e teológica no Seminário em Defesa da Vida, dia 8 de maio. Promovido pelo Instituto Superior de Cultura Religiosa (ICR) da Universidade Católica de Pelotas, o evento é aberto à comunidade e ocorre às 19h, no Auditório do Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202). Estará em foco o debate dos mais diferentes aspectos de valorização da vida humana, incluindo as recentes pesquisas realizadas com células-tronco.
De acordo com o diácono Fábio Raniere, a proposta do evento é fomentar uma discussão ampla sobre as questões que envolvem o valor da vida. “Em sintonia com a Campanha da Fraternidade, que nesse ano fala sobre a vida, iremos observar esta questão a partir de diferentes áreas do conhecimento”, disse. Segundo ele, o contexto vivido pelo mundo hoje exige que se pense nas ameaças à vida humana. “O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre o compromisso de todos para a defesa e promoção da vida em todas as suas manifestações, desde o início até o fim”, destacou.
Inscrições
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 7 de maio, no ICR (sala 205 E), ou na Capelania da UCPel. Para receber certificado válido para atividades complementares, haverá a taxa simbólica de R$ 1,00. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (53) 2128-8222 ou (53) 2128-8004.
Programação:
18h30min – Recepção
19h – Abertura
19h15min – Palestra “Visão Antropológico-filosófica sobre a Vida”, com o Prof. Dr. Osmar Miguel Schaefer
20h – Palestra “Visão Médica sobre a Vida”, com o Prof. Dr. Gilberto de Lima Garcias
20h45min – Palestra “Visão Teológica sobre a Vida”, com o Prof. Dr. Padre Aldo Sérgio Lorenzoni
21h30min – Debate
22h15min – Considerações Finais
22h30min – Encerramento