/ Notícias / Seminário e encontros marcam 50 anos de Ciências Contábeis
Seminário e encontros marcam 50 anos de Ciências Contábeis
07.08.2012 | 11:14 | #ciencias-contabeis
Seminário e encontros marcam 50 anos de Ciências Contábeis

Nesta semana, três eventos da área de Ciências Contábeis movimentam a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O Seminário de Assuntos Contábeis, o 2º Encontro dos Estudantes de Contabilidade de Pelotas e o 3º Encontro de Peritos da Região Sul reunirão profissionais, estudiosos e entidades de classe da área. As atividades são propostas pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS), com o apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade, Sindicato dos Contabilistas de Pelotas (SINCOTECPEL), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (SESCON/RS), da empresa Lefisc Legislação Fiscal, da Federação dos Contabilistas (FEDERACON) e da UCPel. Neste ano, os eventos são alusivos a uma data muito especial: no fim do mês, o curso de Ciências Contábeis da Católica completará 50 anos de atividades.

O Seminário de Assuntos Contábeis ocorre no dia 10 e inicia às 8h30min com o painel Limites da Responsabilidade do Profissional da Contabilidade. De acordo com o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-RS, Adriel Ziesemer, a abertura é o ponto alto da atividade, que discutirá as principais alterações do Código Civil, que expande a responsabilidade do profissional. O evento se passa no Auditório Dom Antônio Zattera.

As inscrições são gratuitas podem ser feitas pela página eletrônica do Conselho Regional.

À tarde, ocorrem ainda a Reunião Mensal da Federação, que reunirá presidentes dos Sindicatos de Contabilidade do Estado e a Reunião Fórum dos Conselhos das Entidades Contábeis do Rio Grande do Sul.

Estudantes e peritos
No mesmo dia 10, às 19h, também no Auditório Dom Antônio Zattera, tem lugar o encontro dos estudantes. Na ocasião, o grande debate girará em torno do Simples Nacional. Representantes da Receita Federal falarão sobre o programa tributário destinado a pequenas e médias empresas, e que representa a maioria dos serviços prestados por escritórios de contabilidade. Após, diversos órgãos de classe farão apresentação sobre sua função e representatividade.

A inscrição, gratuita, pode ser feita mediante envio do nome completo e instituição de ensino ao e-mail sincopel@sincopel.org ou pelos telefones (53) 3227-1812 ou (53) 3225-3236.

No sábado, dia 11, é a vez do encontro de peritos. A atividade começa às 8h30min, na sala 331 C, no Campus I da UCPel. No evento, profissionais que utilizam o trabalho dos peritos vão dar suas impressões a respeito de como ele vem sendo conduzido.
Para participar, também gratuitamente, basta enviar nome completo, registro profissional ou instituição de ensino ao e-mail adrielz@gmail.com.

Programações

Seminário de Assuntos Contábeis
10/8
8h –
Credenciamento
8h30min – Solenidade de Abertura
9h – Painel: Limites da Responsabilidade do Profissional da Contabilidade, com o procurador da República Dr. Mauro Cichowski dos Santos e a auditora fiscal assistente da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Pelotas, Dulce Maria Rino Lagoa de Paula. O painel deve contar ainda com a participação de um juiz federal. O moderador será o contador, advogado e vice-presidente de Gestão do CRC-RS, Antônio Carlos de Castro Palácios.
10h30min – Intervalo
10h45min – Continuação do painel Limites da Responsabilidade do Profissional da Contabilidade.
13h30min – Palestra: Marketing Contábil – Aumentando a Lucratividade e Fidelizando Clientes, com o técnico em contabilidade, graduado em Marketing, titulado em MBA em Gestão de Negócios, Especialista em Marca e Marketing Profissional, escritor e palestrante, Anderson Hernandes.
15h – Intervalo
15h15min – Palestra: Demonstrações de Fluxo de Caixa, com a contadora e auditora, pós-graduada em Gestão Empresarial, gerente sênior da KPMG Auditores Independentes e instrutora, Rosângela Costa Suffert.

2º Encontro dos Estudantes de Contabilidade de Pelotas
10/8
18h45min –
Credenciamento
19h15min – Palestra: Simples Nacional
20h30min – Intervalo
20h45min – Painel: A Função das Atividades da Classe Contábil, com os presidentes do CRC-RS, da FEDERACON, do SESCON e do SINCOTECPEL. O moderador será o contador Adriel Ziesemer.

3º Encontro de Peritos da Região Sul
11/8
8h30min –
Abertura, com o presidente do CRC-RS
8h45min – Painel: A Opinião dos Usuários de Laudos e Pareceres, tendo como expositores representantes do TRT, da OAB e do TJRS.
10h45min – Palestra Técnica: A Estrutura dos Trabalhos Periciais, com o membro da Comissão de Estudos de Perícia do CRC-RS, Eduardo Sinigaglia.
11h45min – Palestra Técnica: Tabela PRICE – Onde está a Capitalização de Juros?, com o conselheiro do CRC-RS, Adriel Ziesemer.
12h45min - Encerramento

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?