/ Notícias / Seminário debate participação popular e políticas públicas
Seminário debate participação popular e políticas públicas
Na tarde desta terça-feira (13) o Mestrado em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoveu um espaço diferenciado para discussão. Foi o seminário Participação Popular e Controle Democrático de Políticas Públicas. A atividade terá um segundo momento na próxima terça-feira, dia 20.

No primeiro dia, o coordenador de Extensão da UCPel, professor Renato Della Vechia, falou sobre a participação popular no Brasil e a defesa dos direitos sociais. Em seguida, a assistente social da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Fernanda Fonseca da Fonseca, apresentou o tema da institucionalização do controle democrático de políticas públicas e o impacto na municipalização.

No dia 20, haverá a temática O Processo de Desenvolvimento dos Conselhos Municipais e do Fórum dos Conselhos Municipais em Pelotas: conquistas, avanços e retrocessos, abordado pela assistente social Lúcia Maria Christi, da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, e pela professora da UCPel Mara Rosange Acosta Medeiros.

Após, ainda serão discutidos os Desafios Atuais e Perspectivas da Participação Popular e do Controle Democrático, trazidos pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Guilherme Belleti, pelo professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Antônio Soler, e pela presidente do Fórum dos Conselhos Municipais de Pelotas, Dora Domingues.

O Seminário ocorre na sala 425 C do Campus I da UCPel, das 14h às 17h. A entrada é gratuita e o evento é aberto a todos.

Vagas
O Mestrado em Política Social da UCPel está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira, dia 19. As linhas de pesquisa são Políticas Sociais, Direitos Sociais e Questão Social, e Questão Social, Direitos Humanos e Acesso à Justiça. O edital completo pode ser acessado no site do Mestrado. Mais informações podem ser obtidas no mesmo endereço eletrônico ou pelo telefone (53) 2128-8291.