/ Notícias / Semana Nacional de Luta Antimanicomial começa na UCPel
Semana Nacional de Luta Antimanicomial começa na UCPel
15.05.2017 | 17:59 | #psicologia
Semana Nacional de Luta Antimanicomial começa na UCPel
A primeira atividade da Semana Nacional de Luta Antimanicomial ocorreu na nesta segunda-feira (15), no Auditório Dom Antônio Zattera, com a temática “Conferência Livre de Saúde Mental referente à Semana da Luta Antimanicomial que (Rede de Atenção Psicossocial) RAPS queremos?”. O evento contou com a participação de vários segmentos, como usuários, docentes, discentes e comunidade em geral. As ações prosseguem em Pelotas até sexta-feira (19). 

O evento teve como objetivo o apontamento e a discussão de propostas para uma RAPS mais inclusiva e com maior qualidade de vida aos usuários. Além da UCPel, diversas entidades fizeram parte da atividade, que contou com convidados para compor as mesas de debates. Palestras, grupos de trabalho, apresentações artísticas e culturais, e construção da carta da luta antimanicomial de Pelotas fizeram parte da atividade inicial da Semana. 

A integrante da comissão organizadora, Liamara Ubessi, aponta que a comunidade integra uma luta contínua sobre o tema, e ressalta que é necessário o fortalecimento de lutas de resistência. “A importância desse evento na luta antimanicomial é persistir com força, dado um processo que tem intenções claras de alterar a lei da Reforma Psiquiátrica”, destaca.

O vice-presidente da Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas (AUSSMP) e ex-usuário, Ivon Lopes, explica que a AUSSMP procura dar assistência e atividades de entretenimento aos usuários, e através disso explicar a Reforma Psiquiátrica. “Trabalhamos e acreditamos no serviço aberto aos usuários, por isso a relevância da parceria da AUSSMP com a Semana Nacional de Luta Antimanicomial”, aponta. 

Além das atividades realizadas hoje na UCPel, o evento prossegue até o dia 19 com atividades itinerantes em diversos locais da cidade, como a Câmara de Vereadores, Prefeitura de Pelotas e Chafariz da Rua Sete de Setembro. 

Confira abaixo a programação completa do evento: 

Terça-feira (16)
14h - Audiência Pública referente à Semana da Luta Antimanicomial - Local: Câmara Municipal

Quarta-feira (17)
8h - Encontro trabalhadores da RAPS – Sala 100k – Santa Margarida
8h30min - I Encontro da Diversidade: Desconstruindo a Homofobia – Salão Nobre da Prefeitura de Pelotas
14:30 – Mercado Central de Pelotas – Pátio 1

Quinta-feira (18)
9h - Movimento da Luta Antimanicomial na rua - Local: Chafariz da 7 de setembro

Sexta-feira (19)
9h30min - Roda de conversa: Políticas de equidade e saúde mental - Local a definir



Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?