/ Notícias / Semana da Enfermagem promove encontros virtuais sobre saúde e pandemia
Semana da Enfermagem promove encontros virtuais sobre saúde e pandemia
08.05.2020 | 17:29 | #enfermagem #coronavirus
Semana da Enfermagem promove encontros virtuais sobre saúde e pandemia

De 11 a 15 de maio, cinco videoconferências marcam a programação do EntreMentes - Semana da Enfermagem, evento realizado pela coordenação do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em parceria com o Diretório Acadêmico Professora Clair Zamo. Os encontros ocorrem diariamente no horário das 19h30min através deste link da plataforma Google Meet.

Planejado para o mês de maio, a fim de contemplar o Dia do Enfermeiro (12/05) e o Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (20/05), o evento aborda o contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que exigiu diferentes desafios, seja para quem se encontra em isolamento social, seja para quem está na linha de frente na área da saúde.

“Os temas surgiram conforme a necessidade de os estudantes discutirem sobre questões emergentes da própria situação epidemiológica que estamos vivendo”, comenta a professora e coordenadora do curso, Karen Knopp Carvalho. Desta forma, as palestras abordam saúde mental, espiritualidade, parto domiciliar, atuação em UBS e valorização da enfermagem.

O reconhecimento da profissão, inclusive, foi ressaltado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que elegeram 2020 como o ano internacional dos profissionais de enfermagem e obstetrícia, antes mesmo do contexto de pandemia. A data faz alusão ainda aos 200 anos de Florence Nightingale, considerada precurssora da enfermagem profissional.

Disponível para todos

O EntreMentes é voltado aos estudantes da UCPel, mas mantém o acesso liberado a demais interessados em assistir às videoconferências. Certificados de dez horas de presença possuem custo de R$ 5,00 e podem ser solicitados através do chat do Google Meet.

Dia 11/05, às 19h30min

Enfermeira Cândida Rodrigue

Valorização da enfermagem pós isolamento social

Dia 12/05, às 19h30min