/ Notícias / Semana Acadêmica da Matemática reúne pesquisadores da área
Semana Acadêmica da Matemática reúne pesquisadores da área
29.10.2013 | 11:48 | #matematica
Semana Acadêmica da Matemática reúne pesquisadores da área
Direcionado a um amplo espaço de abordagens científicas, em 2013 a Semana Acadêmica do curso de Matemática da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) apresenta como diferencial a diversidade de palestras, oficinas e minicursos que compõem a programação. Até o início das atividades, segunda-feira (04), estudantes do curso e de áreas afins podem se inscrever para participar do evento, que dá direito a certificado de 40 horas, mediante frequência de 75%.

A professora Lisandra Sauer, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é uma das presenças confirmadas no encontro. Ela irá discorrer sobre o que chama de O mistério da bolha de sabão. Em 2012, Lisandra falou sobre o assunto em uma entrevista que concedeu a Revista Cálculo - periódico destinado a professores e alunos da área (confira aqui).

A Semana Acadêmica ainda abrirá espaço para o relato de experiência dos bolsistas do curso de Matemática que são vinculados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) da UCPel. “Embora seja um desafio entrar em uma escola para lecionar antes de formada, temos a oportunidade de fazer despertar o interesse pela nossa disciplina”, destaca a estudante do sexto semestre, Cíntia Jacondino, que é bolsista do Pibid da Matemática e uma das organizadoras do evento.

Inscrições
Até sexta-feira (1°) é possível realizar as inscrições para a Semana Acadêmica da Matemática diretamente no saguão do Campus I da Universidade, das 14h às 19h. Acadêmicos da UCPel fazem um investimento de R$ 20,00, visitantes pagam R$ 25,00 e profissionais R$ 30,00. As atividades ocorrerão no Auditório do Campus II.

Programação:

Segunda-feira (04)
15h - Últimas inscrições e credenciamento
17h45min - Abertura Oficial da Semana Acadêmica
18h - Palestra de abertura: Ensino na Matemática - Lino de Jesus Soares (UCPel)
20h- Intervalo
20h15min - Palestra - Uma Introdução às Geometrias
não-euclidianas - Vinícius Carvalho Beck (UFPel)

Terça-Feira (05)
14h - Visita ao Laboratório de Matemática.
17h45min - Palestra: O mistério das bolhas de sabão - Lisandra Sauer(UFPel)
19h15min - Intervalo
20h - Mini curso: Lógica Fuzzy -  André Vinícius dos Santos

Quarta-Feira (06)