A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) vai sediar de segunda-feira (12) a quinta-feira (15), a Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo. O evento, organizado por estudantes do curso, será realizado no Auditório Dom Antônio Zattera, no Campus I da UCPel e contará com palestras, workshops, mesas-redonda e minicursos - com garantia de certificado ao final das atividades.
A partir do tema “Interfaces entre a universidade e o mercado”, as conferências visam estimular a discussão de temas relevantes para a área arquitetônica, além de proporcionar a troca de aprendizagens e experiências entre profissionais e discentes.
De acordo com a aluna e uma das idealizadoras do encontro, Victoria Pieper, o evento tem o objetivo de promover a troca de conhecimentos entre acadêmicos do curso e profissionais da área, de maneira a estreitar as distâncias entre a universidade e o mercado de trabalho. A proposta visa reestruturar a cultura da realização anual da Semana Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo, visando a proximidade da realidade acadêmica com a profissional.
“Através de palestras, minicursos e visitas técnicas com profissionais referência na área da Arquitetura e Urbanismo, buscamos proporcionar aos nossos colegas estar em contato com um ambiente de vivências e trocas de experiências, visando inserir o acadêmico, para além da graduação, dentro de cenários inovadores”, comentou.
Para a professora de Arquitetura e Urbanismo da UCPel, Joseane Almeida, a realização da Semana Acadêmica é uma demonstração do interesse e envolvimento dos alunos com os temas que fazem parte de sua formação profissional. Joseane destacou a iniciativa e capacidade de organização dos discentes, que produziram uma programação densa, intensa e variada, trazendo temas de formação das cidades, de qualidade da moradia, do mercado da arquitetura e questões éticas do profissional.
“Particularmente terei a oportunidade de mediar um debate sobre mobilidade sustentável, totalmente oportuno para as cidades e para o planeta, já que as emissões de carbono são causa importante nas mudanças climáticas, assunto tão falado na tragédia ambiental de maio”, disse.
Para mais informações, acesse o Instagram do evento: @semac_arqurbucpel
Link para ingressos aqui
Redação Pedro Vargas