As expectativas foram correspondidas desde que as inscrições encerraram. Mas ainda há muito o que ocorrer até o sábado (05), quando será realizado o último dia do Seminário Internacional de Educação e Pesquisa em Ecologia (Siepe), promovido pelo curso de Ecologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O evento, que começou dia 1º, reúne pesquisadores e estudiosos dos mais variados temas dentro de uma das áreas mais em voga atualmente. Um dos destaques foi o palestrante da abertura, João de Deus Medeiros, que é diretor de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.
A quarta-feira (02) foi praticamente dedicada às apresentações orais de acadêmicos de várias instituições do Brasil e do exterior. Um desses trabalhos foi dos estudantes de Ecologia Pedro Vieira, do terceiro semestre, e Vinícius Terra, do quinto. “Nosso estudo tem como objetivo avaliar a degradação ou regeneração ocorridas nos últimos 56 anos na Mata do Totó, que é um remanescente da Mata Atlântica”, explicou Vieira.
Além de palestras e apresentações orais, o evento está promovendo também mini-cursos com diversos temas. Dois dos exemplos são as atividades intituladas “Minhocas – Ecologia, Amostragem em Ecossistemas e Minhocultura”, a ser ministrado pelos representantes da Embrapa Clima Temperado, Gustavo Schiedeck e Greice Schiavon, e “Fauna Exótica Invasora”, que conta com a explanação da bióloga e veterinária da Universidade de Buenos Aires Vanessa Oliveira.
A realização da segunda edição do Siepe coincide com a Semana Internacional do Meio Ambiente, comemorada entre 1º e 05 de junho. Além de integrar a comunidade científica brasileira e internacional relacionada ao tema, o evento tem por objetivo o aprofundamento e a difusão do conhecimento, bem como o enfrentamento efetivo de situações postas no âmbito da Ecologia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128-8289 ou pelo e-mail siepe2010@email.com.